Edu marca mais um e alcança marca histórica no Cruzeiro
Escalado pelo segundo jogo consecutivo como titular, o atacante Edu balançou as redes mais uma vez com a camisa do Cruzeiro. Na partida da última terça-feira (30), diante do Sampaio Corrêa, pela 27ª rodada da Série B do Brasileirão, o artilheiro fez o gol celeste.
O confronto terminou empatado em 1 a 1. Um detalhe interessante é que Edu balançou as redes com menos de um minuto de bola rolando. O Cruzeiro, logo no apito inicial, conseguiu armar uma bonita jogada pela ponta esquerda e a redonda sobrou na área para o atacante.
Vale lembrar que o Imperador Azul passou por um longo jejum sem balançar as redes, voltou a marcar contra o Náutico, na goleada por 4 a 0, e fez mais um gol no jogo de ontem. Com isso, o artilheiro superou o número de gols marcados com a camisa do Brusque em 2021.
Os números de Edu pelo Cruzeiro
Edu chegou ao seu 18º gol na temporada de 2022 com a camisa celeste. Com isso, além de ter superado sua própria marca do ano passado, o jogador se tornou um dos maiores artilheiros da Raposa em um passado recente.
De 2014 para cá, apenas em três anos um jogador do Cruzeiro marcou 18 gols ou mais na temporada. O fato se repetiu em 2015 e 2019 e, agora, em 2022, com Edu. Antes do Imperador Azul, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno haviam marcado 24 gols cada em 2014.
No ano seguinte, Leandro Damião balançou as redes em 18 oportunidades pelo Cruzeiro. À época, o clube não conquistou nenhum título expressivo. Na temporada de 2019, no fatídico rebaixamento, Fred marcou 21 gols com a camisa estrelada, que de nada valeram.
Fato é que nesta temporada, o Cruzeiro voltará enfim à elite do futebol nacional, e Edu terá papel crucial na campanha. No primeiro turno, quando o clube estrelado embalou uma larga sequência de vitórias, o atacante com frequência mandava as bolas para o fundo das redes.
Ao todo, Edu soma 18 gols marcados em 39 jogos disputados pelo Cruzeiro. Ele é o artilheiro isolado do clube celeste em 2022. O vice-artilheiro, para se ter ideia, é o atacante Luvannor, com cinco gols. Porém, vale destacar que a Raposa tem o melhor ataque da Série B.