De quantas vitórias o Cruzeiro precisa para voltar à Série A 2022?
Deixando de lado modéstia de lado, o torcedor do Cruzeiro já pode iniciar as celebrações pelo retorno à Série A do Brasileirão. Após o empate em 2 a 2 diante o Grêmio, em Porto Alegre, no último domingo, o clube estrelado deu mais um passo em direção ao acesso.
Com 54 pontos conquistados até aqui, o Cruzeiro abriu 18 pontos de vantagem em relação ao Tombense, atual quinto colocado, com apenas 36. Vale destacar que faltam apenas 13 partidas para o fim do campeonato, ou seja, 39 pontos em jogo.
Considerando a letra fria da matemática, tudo está em aberto. Contudo, o futebol não é decidido no papel e, levando em conta o atual aproveitamento das equipes fora do seleto grupo de acesso, até mesmo mais duas vitórias podem bastar para sacramentar o retorno do Cruzeiro à Série A.
O professor e doutor Moacir Martinez explicou brevemente os cálculos. “O quinto colocado tem 48% de aproveitamento, já que dos 75 pontos disputados, fez 36. Faltam 13 rodadas, mesmo que o quinto colocado suba seu aproveitamento para 60%, fará mais 23 pontos. Somados aos 36 que já tem, chegaria a 59 pontos”, disse.
Ainda de acordo com Moacir, 60 pontos seriam suficientes para garantir virtualmente o clube estrelado na elite do futebol brasileiro de 2023. “Baseado nessa pontuação, bastaria o Cruzeiro ter duas vitórias, pois chegaria a 60 pontos, e já seria o suficiente para estar na A”, disse.
Contudo, ainda não longe no tempo, o ‘número mágico’ para o acesso era de 63 pontos, numeração que foi suficiente nas últimas edições da Série B do Brasileirão. Com isso, caso os adversários aumentem consideravelmente o aproveitamento, a Raposa precisará de três vitórias.
A sequência de jogos do Cruzeiro
Ao que tudo indica, o acesso do Cruzeiro pode vir já nas próximas partidas. O clube celeste fará três dos próximos quatro jogos em casa. A começar pelo compromisso contra o Náutico, nesta sexta-feira (26), no Independência. A partida será entre o líder da Série B e o lanterna.
Em seguida, o Cruzeiro irá enfrentar, fora de casa, o Sampaio Corrêa. Após o duelo, a Raposa volta à capital mineira para encarar o Criciúma e o Operário. Se mantiver o aproveitamento, ao final desta sequência de jogos, o clube celeste estará com o acesso encaminhado.