De quantas vitórias o Cruzeiro precisa para voltar à Série A?
O Cruzeiro está cada vez mais perto de enfim sacramentar o seu retorno à elite do futebol nacional. Após dois anos catastróficos, o clube estrelado lidera a Série B do Brasileirão nesta temporada com uma vantagem, no mínimo, confortável para os adversários diretos.
Mesmo sem ter vencido a Chapecoense no último final de semana, o Cruzeiro viu a rodada se desenhar com traços celestiais. Atualmente são dez pontos de vantagem para o vice-líder, Bahia, e, o mais importante, 19 para o quinto colocado, o Londrina.
O próximo compromisso da Raposa será uma prova de fogo para o time. O Cruzeiro irá encarar, em Porto Alegre, o Grêmio, concorrente na disputa por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Hoje, dez pontos separam as equipes.
Quando o Cruzeiro poderá comemorar o acesso?
Fato é que o Cruzeiro só irá “descansar” quando garantir uma vaga entre os quatro primeiros da Série B de 2022. Para isso, de acordo com o matemático Moacir Martinez, serão precisos 62 pontos, ou seja, o clube estrelado teria que vencer, pelo menos, mais três partidas.
Apesar de o número não garantir matematicamente o Cruzeiro na elite do futebol nacional do ano que vem, dará à Raposa mais de 99% de chances disso acontecer. Isso porque, nenhum clube que almeja uma vaga no G4 tem, hoje, um aproveitamento superior a 50%.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais aponta que, nesta temporada, o time que quiser garantir uma vaga sem depender de resultados alheios, terá que alcançar a marca de 68 pontos. Neste cenário, o Cruzeiro precisa vencer mais cinco jogos.
O histórico ano de 2012 na Série B
Contudo, nem sempre foi assim. Desde que foi adotado o modelo de pontos corridos na Série B, em 2006, apenas uma vez um clube que ultrapassou a casa dos 70 pontos não subiu. Foi em 2012, quando o São Caetano terminou na quinta colocação com 71 pontos.
Desta forma, apesar de ser, digamos, improvável que o patamar se repita nesta temporada, o Cruzeiro não irá se contentar com 62 pontos. O time comandado por Pezzolano que o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, a chance de título do clube mineiro ultrapassa os 87%.