Cruzeiro vai trocar o Campeonato Mineiro pela Copa Sul-Minas?

O ano de 2023 promete ser histórico para o Cruzeiro, que, além de voltar à elite do futebol brasileiro, pode ter a chance de disputar mais uma competição.Trata-se da Copa Sul-Minas. O projeto vem sendo analisado por dirigentes de diversos clubes da região. 

Vale lembrar que o torneio já fez parte dos calendários dos clubes entre os anos de 2000 e 2002, com o Cruzeiro vencendo duas edições da copa. O tema vem sendo discutido nos bastidores do futebol desde o final do ano passado, mas pode ganhar uma reviravolta em breve. 

A expectativa é de organizar o torneio entre 12 times, com três representantes de cada estado. A Confederação Brasileira de Futebol já teria dado o aval para a movimentação das equipes. Contudo, a organização de mais uma competição no calendário esportivo do país é delicada. 

O calendário do Cruzeiro com a Copa Sul-Minas

Tendo em vista a Copa do Mundo do Catar, a ser realizada no final deste ano, as Séries A e B do Brasileirão serão encerradas antes do habitual. Com isso, os clubes teriam uma janela maior de inatividade, até o início da próxima temporada, com os campeonatos estaduais. 

Para se adequar ao calendário, os participantes da Copa Sul-Minas não disputariam as fases iniciais de seus respectivos torneios domésticos. Portanto, a competição aconteceria em paralelo à primeira fase dos estaduais. Os clubes já entrariam no mata-mata.  

De acordo com o planejamento da CBF para a temporada do ano que vem, os campeonatos estaduais serão disputados em 16 datas. A Sul-Minas ocuparia 11 delas, restando, desta forma, cinco datas para a participação dos clubes envolvidos nos torneios domésticos. 

A proposta é de que cinco times venham da primeira fase de cada estado para se unir aos três clubes que estariam envolvidos na Sul-Minas. Sendo assim, as oito equipes realizariam o regional a partir das quartas de final, com jogos de ida e volta. Para encerrar o calendário em cinco datas, a final seria em jogo único. 

Contudo, as federações de cada estado teriam que concordar com a participação dos grandes clubes no torneio. Por outro lado, as equipes defendem a Sul-Minas por ser uma competição mais rentável aos cofres das instituições, uma vez que os estaduais perderam força. 

Os clubes que participariam da Sul-Minas

Para esta primeira edição, os participantes seriam definidos com base no ranking da CBF. Juventude, Internacional e Grêmio, do Rio Grande do Sul. Avaí, Criciúma e Chapecoense, de Santa Catarina; Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro, de Minas. O Athletico se mostra desinteressado. Com isso, os paranaenses seriam representados por Operário, Coritiba e Paraná.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.