Cruzeiro termina rodada com larga vantagem e acesso está cada vez mais perto

O Cruzeiro irá conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro. Resta-nos saber, apenas, em qual rodada a torcida estrelada poderá soltar o grito há muito preso na garganta e fazer ecoar no Mineirão o cântico de “o campeão voltou”. 

Com o empate diante do Grêmio, na tarde do último domingo, em Porta Alegre, o Cruzeiro chegou a 54 pontos na Série B do Brasileirão e, portanto, manteve a toada para conquistar o acesso no final da temporada e sacramentar o título da atual edição do torneio de pontos corridos. 

O clube estrelado tem, hoje, uma vantagem de 10 pontos para o vice-líder, o Bahia, e, o mais importante, consideráveis 18 pontos de frente em relação ao quinto colocado, o Tombense. Com isso, pode-se dizer que apenas uma catástrofe tiraria o Cruzeiro do grupo dos quatro primeiros. 

De acordo com projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, nesta atual edição da Série B do Campeonato Brasileiro, o quinto colocado, ou seja, o primeiro clube fora do grupo de acesso, não deve chegar a 60 pontos ao final da competição. 

“É muito provável que o quinto colocado tenha 57 pontos ou menos. Então, o Cruzeiro, a partir de 58 pontos, ele começa a ter grande chance de conseguir o acesso. Não é 100%, porque é possibilidade. Existe a possibilidade de os times vencerem muitos jogos. É muito improvável. A tendência, a projeção é que, no máximo, tenham 57 pontos”, disse Gilcione Costa.

Os próximos compromisso do Cruzeiro

Desta forma, ao alcançar os 60 pontos, o Cruzeiro estará virtualmente garantido na Série A de 2023, levando em consideração, é claro, o aproveitamento dos adversários da Raposa. Atualmente, nenhum dos clubes fora do G4 tem uma perspectiva de crescimento na tabela. 

Além diss, pode-se dizer que a sequência de jogos do clube estrelado será “favorável” ao acesso, isso porque, três das próximas quatro partidas serão realizadas em Belo Horizonte. A começar pelo jogo contra o Náutico, na sexta-feira (26), no Independência. O duelo colocará frente a frente o líder da Série B com o lanterna do campeonato. 

Em seguida, o Cruzeiro irá enfrentar, fora de casa, o Sampaio Corrêa, segundo melhor mandante nesta Série B. Após o duelo, a Raposa volta à capital mineira para encarar o Criciúma e o Operário. Se mantiver o aproveitamento, ao final desta sequência de jogos, o clube celeste estará com os dois pés na elite do futebol brasileiro de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.