Cruzeiro pode garantir o acesso para a Série A contra o CRB?
Neste sábado, CRB e Cruzeiro se enfrentam pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas. Em caso de vitória, o Cruzeiro estará a um passo do acesso matemático à Série A. Porém, ainda não será o suficiente para comemorar oficialmente neste sábado.
O Cruzeiro possui 62 pontos, 11 a mais que o vice-líder Bahia, além de 18 para o Londrina, quinto colocado, e primeiro time fora do G-4. Porém, com a derrota do Vasco para o Grêmio, em Porto Alegre, a equipe carioca da uma estagnada e pode perder sua posição para o Londrina.
Com nove rodadas a serem disputadas e 27 pontos em jogo, a Raposa, em caso de vitórias contra o CRB e Vasco, chegará nos 68 pontos, com 20 vitórias.
Quando irá garantir o acesso matemático?
Em entrevista ao Superesportes, o matemático da UFMG, Glicione Costa, revelou que a torcida poderá comemorar apenas na quarta-feira (21), diante do Vasco. Porém, para aumentar as chances, o Vasco deve perder pontos contra o Náutico, em São Januário, nesta sexta (16), às 19h.
Diante disso, confira os cenários para o Cruzeiro comemorar a classificação para a primeira divisão.
Cenários para o acesso
Derrota do Vasco
Se o Vasco perder para os pernambucanos, fica estagnado nos 45 pontos, e poderia ser ultrapassado pelo Londrina, que encara o Tombense, fora de casa. Desta forma, os cariocas ficariam dois pontos atrás do clube, além de 20 para a Raposa, de 24 a serem disputados.
Desta forma, o Cabuloso precisaria vencer os cariocas no Mineirão e partir para a comemoração, visto que a equipe de Pezzolano chegaria aos 68 pontos, 23 a mais que o Vasco, com sete jogos a serem jogados.
Empate do Vasco
Se o Vasco empatar com o Náutico, chega aos 46, e ainda sim pode ser ultrapassado pelo Londrina. Dito isso, o Cruzeiro precisava vencer no confronto do dia 21, e iria abrir 22 pontos, se tornando inviável uma ultrapassagem. Esta é outra possibilidade de comemoração antecipada do Cruzeiro.
Vitória do Vasco
Por fim, uma vitória do Vasco contra o Náutico complicaria a situação, mas ainda sim daria para comemorar. Isso porque a Raposa terá que torcer para dois tropeços do Londrina, contra Tombense e Ponte Preta. Logo, o Cruzeiro já estaria garantido na Série A.