Cruzeiro não perde tempo e realiza postagem surpreendente nas redes sociais

Um assunto verdadeiramente delicado na nossa sociedade, a prevenção ao suicídio é lembrada neste mês com a campanha Setembro Amarelo. O Cruzeiro aderiu à iniciativa e, em uma de suas redes sociais, compartilhou informações sobre o tema. A intenção é quebrar certos tabus sobre o tema e conscientizar as pessoas a buscarem ajuda. 

Na campanha, o Cruzeiro, em um show de fraternidade, compartilhou uma mensagem sobre a importância das pessoas falarem sobre o assunto, afinal é o melhor remédio. O Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas para evitar o pior. 

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram mais de 14 mil casos registrados no país. Uma média de 38 pessoas tirando a própria vida todos os dias. Os números, aliás, podem ter aumentado durante a fase pandêmica da Covid-19, no período de maior isolamento.

Para incentivar as ações de prevenção ao suicídio, o Cruzeiro postou a seguinte mensagem: “Nação Azul, é importante falar, ouvir e ler sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e sintam-se amparadas. Viver é uma grande escolha e o Cruzeiro está junto nessa campanha”.

A origem do Setembro Amarelo

A iniciativa surgiu em 1994, após a morte de Mike Emme, de apenas 17 anos, que cometeu suicido nos Estados Unidos. Isolado ou com receio de tocar no assunto, seus pais e amigos não perceberam que o jovem convivia com problemas psicológicos. 

A mobilização pela cor amarela veio no dia do seu sepultamento. Havia, no velório, uma cesta com diversos cartões decorados com fitas amarelas. Nos bilhetes estava escrito: “Se você precisar, peça ajuda”. A partir daí, houve mobilizações em diversos locais pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. 

Vale lembrar o discurso comovente do lutador Paddy Pimblett, que, após vencer sua terceira luta no UFC, desabafou. O britânico dedicou o resultado a um amigo, que se suicidou antes do evento, e fez um alerta sobre a masculinidade tóxica, que, por vezes, inibe homens de se tocarem no assunto. Em lágrimas, o atleta foi ovacionado pela arena.

“Eu acordei na sexta-feira e recebi uma mensagem lá de casa dizendo que um dos meus amigos se suicidou. Isso foi 5h antes da pesagem. Então, Ricky, esta foi pra você”, iniciou o lutador.

“Existe um estigma neste mundo de que os homens não podem reclamar. Escuta aqui, se você é um homem, está carregando muito pesos nos ombros e acha que a única solução é tirando sua própria vida. Por favor, fale com alguém! Fale com qualquer pessoa! Eu prefiro ter meu amigo chorando no meu ombro do que ter que ir ao seu funeral semana que vem. Então, por favor, vamos acabar com esse estigma. E que os homens comecem a falar”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.