Cruzeiro mostra porque é o maior de Minas e chega ao 56º título no Mineirão
Na atual temporada, Cruzeiro e Mineirão estiveram em pura sinergia. Jogo a jogo, a torcida celeste encheu as arquibancadas do Gigante da Pampulha para os mais belos espetáculos. Resultado: o título da Série B do Brasileirão e, claro, o acesso à elite nacional.
Contudo, em favor da verdade, essa história vem sendo escrita desde 1965, ano em que o estádio do Mineirão foi inaugurado. Ao todo, o clube estrelado já conquistou 56 títulos na alcunhada ‘era Mineirão’. O mais recente foi o da Série B.
Ainda que tenha sido o troféu da divisão de acesso, o time de Paulo Pezzolano cravou seu nome na história do torneio ao faturar o título com seis rodadas de antecedência. A taça, no entanto, será erguida pelo Cruzeiro neste domingo (06), após o jogo contra o CSA.
Outros títulos do Cruzeiro no Mineirão
Na primeira final internacional realizada no Mineirão, no ano de 1976, o Cruzeiro aplicou uma expressiva goleada no River Plate por 4 a 1 no primeiro duelo da Libertadores e conquistou, fora de casa, seu primeiro título continental.
Passou-se o tempo e, em 1997, o Cruzeiro conquistou o bicampeonato da Libertadores, em pleno Mineirão, que recebeu mais de 100 mil torcedores. Naquela ocasião, o time dirigido por Paulo Autuori venceu o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0 e levantou a taça.
Além disso, deve-se destacar outros títulos expressivos conquistados na ‘era Mineirão’, como as Supercopas dos Campeões da Libertadores de 1991 e 1992; os Campeonatos Brasileiros de 2003, 2013 e 2014; e, é claro, as seis Copas do Brasil.
Porém, em 06 de junho de 2010, o Mineirão foi fechado para as reformas para receber jogos da Copa do Mundo do Brasil em 2014. O Cruzeiro ficou impedido de atuar no palco do Gigante da Pampulha por dois anos e precisou migrar de estádio.
A equipe mineira escolheu a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, como sua casa temporária. Por lá, além do título do Campeonato Mineiro de 2011, o Cruzeiro emplacou uma histórica goleada por 6×1 sobre o arquirrival Atlético-MG, que, diga-se, merecia uma taça.
Comentários estão fechados.