Cruzeiro manifesta apoio a Vini Jr. após jogador ser vítima de racismo
Após ter sido vítima de racismo, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vinícius Junior, recebeu apoio de diversos clubes brasileiros e o Cruzeiro, em seu perfil oficial no Twitter, também não deixou de se solidarizar com o jogador.
O episódio aconteceu em um programa na TV espanhola chamado “El Chiringuito”. Assim que o vídeo passou a circular na internet, muita gente nas redes sociais subiu a campanha #BailaViniJr em defesa ao jogador.
“Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance, @vinijr!”, postou o Cruzeiro em seu perfil oficial no Twitter.
Entenda o caso
O vídeo que circula nas redes sociais mostra a fala do presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo, no programa de TV denominado “El Chiringuito”, na Espanha. O presidente se referiu às danças do jogador como “macaquice” e disse também para o jogador ir ao Brasil se quisesse dançar.
“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice”, comentou Bravo.
Após a repercussão da fala racista, Pedro Bravo se desculpou no Twitter.
“Quero esclarecer que a expressão ‘fazer macaquice’ que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (‘fazer idiotices’). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu.
O Real Madrid se pronunciou e disse que irá tomar as medidas legais cabíveis.
Leia a nota completa do Real Madrid
O Real Madrid C.F. repudia todo o tipo de expressões e comportamentos racistas e xenófobos no âmbito do futebol, do esporte e da vida em geral, como os infelizes e infelizes comentários feitos nas últimas horas contra o nosso jogador Vinicius Junior.
O Real Madrid quer mostrar todo o seu amor e apoio a Vinicius Junior, um jogador que entende o futebol como uma atitude em relação à vida baseada na alegria, respeito e esportividade.
O futebol, que é o esporte mais global que existe, deve ser um exemplo de valores e convivência.
O clube instruiu seus serviços jurídicos a tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use expressões racistas contra nossos jogadores.