Cruzeiro está a 25 anos sem conquistar a Libertadores da América
Em 13 de agosto de 1997, o Cruzeiro se consagrava o dono da América, ao conquistar o seu segundo título da Copa Libertadores. Sob o comando do técnico Paulo Autuori, a equipe celeste venceu o Sporting Cristal, por 1 a 0, no grande jogo decisivo e levantou a taça diante de um Mineirão em festa, para coroar uma campanha histórica.
Naquela edição, o Cruzeiro iniciou a sua caminhada na Libertadores com tropeços. O clube estrelado perdeu os três primeiros jogos que fez na fase de grupos. No segundo turno, por outro lado, venceu as três partidas e garantiu a classificação para a fase mata-mata.
Para chegar à grande decisão, o Cruzeiro eliminou El Nacional, do Equador, Grêmio e o Colo-Colo, do Chile. Na final, reencontrou o Sporting Cristal, que estava no mesmo grupo da Raposa na fase inicial da competição continental de clubes.
Como foi a final entre Cruzeiro x Sporting?
No primeiro jogo daquela decisão, realizado em Lima, no estádio Nacional do Peru, os times ficaram no 0 a 0, mas graças ao goleiro Dida, que fez uma de suas melhores partidas com a camisa estrelada. Naquele duelo, o clube mineiro perdeu ainda Cleisson, expulso.
O Cruzeiro entrou em campo para a partida de volta com a ligeira vantagem de jogar diante de sua torcida. Elivélton marcou o gol celeste, e Dida, com mais uma nobre atuação, garantiu o bicampeonato da Copa Libertadores da América ao clube estrelado, para delírio dos 95 mil torcedores que estiveram no Gigante da Pampulha naquele 13 de agosto.
Ainda em tempo, vale lembrar que o Cruzeiro teve a chance de encerrar o longo jejum sem conquistar a América no ano de 2009. Contudo, naquela ocasião, a Raposa, comandada por Adilson Batista, deixou o título escapar na final contra o Estudiantes de La Plata.
Comentários estão fechados.