Cruzeiro é o 18º colocado no ranking da CBF
O Cruzeiro conquistou o acesso à Série A do Brasileirão de forma irreparável. Para se ter uma ideia, o clube estrelado encerrou a temporada com 13 pontos de frente em relação ao vice-líder na Segunda Divisão. Acontece que os três anos da Raposa longe de casa foram determinantes para a queda do time no ranking da CBF.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, o Cruzeiro começa o ano de 2023 apenas na 18ª posição entre os clubes do país. Dos times da Série A, a Raposa só fica à frente de Goiás e Cuiabá, que conseguiram permanecer na elite nacional.
Deve-se destacar, no entanto, que a lista da CBF considera apenas o desempenho dos times nas competições anteriores. Por exemplo, em 2019, ano do rebaixamento, o Cruzeiro ocupava a quarta posição no ranking, atrás apenas de Flamengo, Palmeiras e Grêmio.
Na lista baseada no ano de 2020, o Cruzeiro figurava em 10° lugar, porém, com o fracasso na Série B do Campeonato Brasileiro, o clube estrelado caiu ainda mais de posição, ficando na 14ª posição. Ao certo, tudo mudará nas próximas temporadas.
O que esperar do Cruzeiro em 2023?
Sabe-se que o Cruzeiro está de olho no mercado da bola em busca de reforços para o ano que vem, quando o clube estará na elite do futebol nacional. Por outro lado, a diretoria celeste traçou objetivos plausíveis. Pode-se dizer que o foco será permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro sem grandes preocupações.
De acordo com o planejamento do clube, a expectativa é encerrar o ano, pelo menos, na 12ª posição e, com isso, assegurar uma vaga na Sul-Americana de 2024. A progressão, ao certo, se dará de forma gradual e contínua.
Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, em entrevista recente ao Globo Esporte (ge), comentou sobre os planos do clube. O gestor destacou ainda a disparidade no nível de cobrança entre as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
“A Série A exige de maneira diferente. Ela acaba te cobrando mais dentro e fora de campo. Vamos fazer o melhor possível, dentro da nossa limitação financeira. O Cruzeiro estará melhor financeiramente ao longo dos próximos anos”, disse.
Comentários estão fechados.