Cruzeiro comemora 19 anos da conquista do bicampeonato da Série A

Lá se vão 19 anos desde que o Cruzeiro conquistou o bicampeonato do Brasileirão, em sua primeira edição no formato de pontos corridos. No dia 30 de novembro de 2003, a Raposa levantou a taça em uma campanha histórica, com números jamais superados.

Para se ter uma ideia, naquele ano, o Cruzeiro foi o primeiro time a conseguir fazer 100 pontos em uma edição do Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe estrelada detém o recorde de gols marcados. Ao todo, foram 102 tentos anotados no torneio.

Cumpre destacar, no entanto, que os números do Cruzeiro naquele Campeonato Brasileiro foram inflacionados porque, à época, a competição era disputada por 24 times, e não 20 como hoje em dia. Neste caso, cada clube realizou 46 jogos, ao invés de 28. 

O ano histórico do Cruzeiro em 2003

Pode-se dizer que, certamente, aquele time do Cruzeiro encantou o Brasil pelo seu bom futebol. Sob o comando do meia Alex, ou o Talento Azul, a equipe estrelada passou por cima dos adversários. O meio-campista, aliás, foi o artilheiro da Raposa, com 23 gols. 

Como se não bastasse, em 2003, o Cruzeiro conquistou ainda o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, o que lhe rende a famigerada Tríplice Coroa. Vale lembrar um dos jogos mais marcantes daquela temporada. Pelo Brasileirão, a Raposa venceu o Bahia por 7 a 0. Naquele jogo, Alex anotou inacreditáveis cinco gols. 

ídolo por onde passou, o Talento Azul já destacou, em mais de uma oportunidade, que o time do Cruzeiro em 2003 foi o melhor pelo qual pôde atuar. Não custa lembrar que Alex passou por grandes clubes do Brasil e do mundo. 

“O time de 1999 (do Palmeiras) era fortíssimo, o time do Zico que fez quartas de final da Champions League era fortíssimo (o Fenerbahçe de 2006-2007), mas se eu eu tivesse que escolher um time era o de 2003 porque era uma equipe que fazia um e o treinador exigia que buscasse o segundo, exigia que buscasse o terceiro”, recordou Alex.

Comentários estão fechados.