Criciúma terá maior desafio da história contra o Cruzeiro no Mineirão
De olho na elite do futebol nacional de 2023, o Cruzeiro entrará em campo neste domingo, às 16h, para encarar o Criciúma, em jogo válido pela 28ª rodada da Série B do Brasileirão. O atual líder do campeonato, se vencer, chegará aos 61 pontos e praticamente garantirá o acesso. Para isso, o clube estrelado contará com o apoio de sua torcida, que promete fazer história.
A partida será realizada no Gigante da Pampulha, que deve receber mais de 61 mil pessoas, recorde do Cruzeiro neste ano. Todos os ingressos colocados à venda já foram vendidos. Um detalhe: em apenas dois dias. Em outras palavras, o Mineirão vai tremer com a torcida.
Vale lembrar que, atuando como mandante na capital mineira, o Cruzeiro sequer perdeu pontos nesta edição do campeonato brasileiro. Até aqui, são 12 jogos e 12 vitórias em Belo Horizonte. Portanto, a equipe do Criciúma terá um desafio dobrado na tarde deste domingo.
Para apimentar ainda mais o confronto, esta será a primeira vez em toda a história do Tigre que a equipe vai atuar em um estádio com 60 mil pessoas. O maior público do Criciúma foi na final da Série B de 2002, contra o Fortaleza. Naquela época, ainda não havia sido adotado o modelo de pontos corridos na competição nacional.
Fato é que a decisão foi acompanhada de perto por pouco mais de 55 mil torcedores. Dessa vez, serão mais de 61 mil, além disso, com todos jogando em prol da Raposa e contra o Tigre. Certamente será uma partida atípica na Série B do Campeonato Brasileiro.
Como Cruzeiro e Criciúma chegam para o duelo?
O Cruzeiro defende uma invencibilidade de dez jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, se vencer o Criciúma, a Raposa irá superar o próprio recorde na competição. No período, a Raposa venceu cinco partidas e empatou outras cinco, ou seja, 20 pontos dos 30 que disputou.
O Criciúma, por sua vez, nono na tabela de classificação, venceu duas das últimas três partidas na Série B. Porém, atuando como visitante, o Tigre não consegue um bom desempenho. Até aqui, o clube tem apenas 30,8% de aproveitamento. Ao todo, foram 13 jogos fora de casa e apenas duas vitórias para a equipe de Santa Catarina.