Conmebol desrespeita o Cruzeiro e coloca Atlético-MG na frente em ranking da América

A Conmebol divulgou um ranking atualizado dos clubes que participam dos torneios da entidade e o resultado deixou a torcida do Cruzeiro na bronca. A Raposa aparece na 30ª posição do levantamento, ficando atrás do maior rival Atlético, que atualmente ocupa a 11ª colocação. Enquanto o clube celeste tem 2,593.3 pontos, o Galo soma 4,297.2 pontos.

O ranking elaborado pela Conmebol leva em conta dois critérios que são somados para chegar ao valor total: Histórico e Perfomance na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana. Enquanto o Cruzeiro soma dois títulos e dois vice-campeonatos do principal torneio sul-americano, o Atlético tem apenas um final no currículo, vencida sobre o Olimpia em 2013.

De acordo com o jornalista Vitor Sergio Rodrigues, o ranking atual de clubes da Conmebol não deve interferir nas vagas extras para o novo formato do Mundial de Clubes, que passará a valer em 2025. O comunicador explicou que a Fifa vai elaborar um novo levantamento usando os anos de 2021 a 2024 para definir as vagas extras. Até o momento, os clubes brasileiros Flamengo e Palmeiras são os classificados do futebol sul-americano.

Cruzeiro precisa voltar à Libertadores

Para voltar a subir no ranking, é importante que o Cruzeiro dispute a Copa Libertadores, algo que não acontece desde 2019, ano do rebaixamento da Raposa. Naquela temporada, a equipe celeste fez grande primeira fase e avançou com 15 pontos. Na sequência, foi eliminado nos pênaltis para o River Plate, da Argentina, após dois empates por 0 a 0.

Comentários estão fechados.