Confira o grupo do Cruzeiro no Campeonato Mineiro 2023

Um ano novo para o Cruzeiro! A temporada de 2023 promete ser especial para a Raposa, que, após o título da Série B do Brasileirão, disputará a elite nacional. Porém, antes da competição de pontos corridos, o elenco celeste estará no Campeonato Mineiro. 

O regulamente, aliás, foi revelado nesta segunda-feira (24). Grosso modo, será um torneio repleto de novidades. A começar pela fase inicial. Os 12 times estarão divididos em três grupos com quatro participantes. 

A exemplo do Campeonato Paulista, as equipes mineiras enfrentarão os adversários dos outros grupos. Ao final, os líderes de cada grupo avançam às semifinais, assim como o melhor segundo colocado geral. A competição terá início em 21 de janeiro. 

Confira os grupos da fase inicial do torneio estadual

  • Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga

Vale destacar ainda que, pela primeira vez na história, o Campeonato Mineiro contará com o recurso do VAR em todas as partidas. O custo para manter o equipamento será de responsabilidade exclusiva da Federação Mineira de Futebol. 

Outras novidades para o Cruzeiro ficar de olho

Além disso, as semifinais e a grande decisão do torneio serão disputadas em confrontos de ida e volta. Após a chave de grupos, o time de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas fases eliminatórias. 

Na parte inferior da tabela, duas equipes serão rebaixadas ao Módulo 2 do Mineiro, mas a decisão não será apenas por pontos. O descenso será disputado entre os três times de pior campanha na fase inicial do torneio. 

Como de costume, o Troféu Inconfidência segue mantido e será disputado entre as equipes que terminarem a fase de grupos do quarto ao oitavo lugar geral. Destaque para os novatos Ipatinga e Democrata SL, que subiram no Módulo 2. 

Este novo formato foi encabeçado pelos três maiores clubes de Minas Gerais, são eles, em ordem: Cruzeiro, América e Atlético. O objetivo era reduzir as datas para a disputa do torneio. 

Comentários estão fechados.