Como o Cruzeiro estava no fim do 1º turno em 2021?
O Cruzeiro pôs fim ao primeiro turno da Série B do Brasileirão na noite da última quarta-feira, após um empate por 1 a 1 contra o CSA, fora de casa, no estádio Rei Pelé. Com isso, o clube estrelado encerra sua participação na fase inicial da competição com 42 pontos conquistados, uma liderança confortável, e com 100% de aproveitamento em casa.
De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, 64 pontos garantem o acesso à elite do futebol nacional. Portanto, o Cruzeiro teria que conquistar, pelo menos, mais sete vitórias e um empate nos 19 jogos restantes.
Uma métrica não muito desafiadora para o time que encerrou a primeira fase do campeonato na liderança, com 13 vitórias, três empates e três derrotas. Ao todo, o aproveitamento celeste no primeiro turno da competição foi de aproximadamente 73,7%.
O Cruzerio em perspectiva na Série B
No ano passado, o Coritiba encerrou o primeiro turno na liderança do campeonato, com 36 pontos. Destaca-se que o clube conquistou o acesso à Série A no final da temporada, na terceira posição com 64 pontos. Número exato apontado pelos matemáticos.
O Cruzeiro, por sua vez, mal das pernas, caminhava na outra parte da tabela. Ao final do primeiro turno, o clube mineiro, com apenas 21 pontos, encerrou sua participação na fase inicial do torneio na 14ª colocação. Destaca-se que, neste ano, a equipe mineira fez o dobro de pontos.
O aproveitamento celeste naquele início de temporada de 2021 foi de menos de 37%. A tônica seguiu a mesma durante o ano e, curiosamente, o Cruzeiro terminou a temporada na mesma colocação, em 14º, com um total de 48 pontos conquistados, com um aproveitamento ligeiramente melhor, de aproximados 42%.
Contudo, neste ano, o clima na Toca da Raposa é de bonança e calmaria. Com sete pontos de frente para o Vasco, segundo na tabela, e, o mais importante, 14 de vantagem para o Tombense, primeiro clube fora da zona de classificação, o clube parece ter se estruturado novamente.
Pode-se dizer, ao certo, que o Cruzeiro caminha a passos largos em direção à elite do futebol nacional. Para isso, terá que ter um aproveitamento de, pelo menos, 36% no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.