Campeonato Mineiro 2023 vai ter o VAR?
O Campeonato Mineiro de 2023 será o primeiro compromisso do Cruzeiro na temporada. O torneio estadual, aliás, será disputado em um novo formato. Ao todo, os 12 times estarão divididos em três grupos com quatro participantes na fase classificatória.
Assim como acontece no Campeonato Paulista, as equipes enfrentarão apenas adversários dos outros grupos. Ao final da primeira fase, os três líderes de cada chave avançam para as semifinais, junto ao terceiro melhor colocado geral. Com a lembrança que o novo formato será mantido, obrigatoriamente, por, pelo menos, dois anos.
Confira os grupos do Campeonato Mineiro
- Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
- Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
- Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga
Vale destacar ainda que, pela primeira vez na história, o torneio estadual contará com o recurso do VAR em todas as partidas. O custo para manter e operar o equipamento será de exclusividade da Confederação Mineira de Futebol.
Outras novidades do Campeonato Mineiro 2023
O Campeonato Mineiro terá início em 21 de janeiro e, ao todo, contará com 12 datas para a disputa. Após a fase inicial, quatro times irão se enfrentar nos jogos eliminatórios. Tanto as semifinais quanto a grande final serão realizadas em duelos de ida e volta.
Há ainda algumas novidades na parte inferior da tabela. Ao final da primeira fase, os três times de pior campanha geral vão se enfrentar em um triangular decisivo. Dois deles, após a sequência de jogos entre si, serão rebaixados para o Módulo 2 do torneio.
Vale destacar que a Federação Mineira de Futebol estipulou o prazo até 20 de dezembro para que os clubes deixem o gramado em bom estado. Caso contrário, a FMF assumirá as mudanças por meio de uma empresa contratada.
O presidente da FMF, Adriano Aro, comentou sobre as mudanças. “Minas está fazendo o dever de casa e já para 2023 começará a testar a nova fórmula. Queremos testar em 2023 para que se ela de fato der certo, possa ser aplicada de 2024 em diante sem nenhum trauma para as equipes envolvidas”, disse.
Comentários estão fechados.