Atlético-MG paga mico: só duas semifinais de Libertadores

Apesar da fase vivida pelos clubes, a história não nos deixa mentir: o Cruzeiro é o maior clube de Minas Gerais. O debate pode até ser tema entre amigos em uma mesa de bar, ou no almoço de um domingo qualquer, porém, em termos factuais, não há muita discussão. 

Brincadeiras à parte, é inegável que a rivalidade mineira, centenária por história, faz bem aos clubes, que, para não ficar para trás e ser motivo de chacota, buscam sempre a evolução. No entanto, um fato deve aqui ser ressaltado: em termos de conquistas, o Atlético-MG tem muito a remar para alcançar o Cruzeiro. 

A rivalidade em números entre Cruzeiro e Atlético-MG

A começar, e nem poderia ser diferente, pelo recorde de taças da Copa do Brasil. O time estrelado, com seis títulos do torneio mata-mata, é a equipe que mais conhece os caminhos para levantar o caneco. O Atlético, por sua vez, é bicampeão. 

No quesito Brasileirão, o Cruzeiro, com quatro títulos, é o time de Minas Gerais que mais vezes mandou no Brasil. O Atlético-MG, com a conquista do ano passado, chegou ao seu segundo título na competição nacional de pontos corridos, e quebrou um jejum de meio século. 

Partindo para a competição internacional da Libertadores, o Cruzeiro leva vantagem, de novo. O time estrelado conquistou duas vezes a América, ao passo que o Atlético-MG foi campeão, pela primeira vez, em 2013, no celebrado time com Ronaldinho Gaúcho. 

Aliás, das campanhas que fez pela Libertadores, o Galo não conseguiu boas marcas. Das 13 vezes que disputou o torneio, contanto, é claro, com a atual edição, o Atlético só chegou às semifinais em duas oportunidades. A primeira delas, por óbvio, a do título, em 2013. 

Oito anos depois, em 2021, o alvinegro de Minas chegou novamente ao quadrangular final da competição internacional. Naquela ocasião, o Atlético foi eliminado pelo Palmeiras, após dois empates nos jogos de ida e de volta. 

Os clubes se enfrentam nesta edição pelas quartas de final. O primeiro jogo, realizado na noite da última quarta-feira (03), no Mineirão, terminou empatado em 2 a 2. 

O Cruzeiro, por sua vez, participou de 20 edições do torneio, chegou a seis semifinais na libertadores, avançando em quatro oportunidades e conquistando duas vezes a Taça Libertadores da América. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.