Árbitro que estava apitando até pouco tempo é preso na Paraíba

Um ex-árbitro profissional foi preso na manhã desta segunda-feira (9) em João Pessoa numa operação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás com a da Paraíba. Na ação chamada ‘Jogada Marcada’ tem sido investigada um esquema de manipulação de resultados em partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato de Angola, na África.

Na ação do dia, D’Guerro Batista Xavier, de 46 anos, foi preso. O ex-árbitro estava afastado das atividades profissionais desde 2018, quando começou a deflagração da ‘Operação Cartola’, que investigou fraudes no futebol da Paraíba. Mesmo afastado, o antigo juiz ainda era visto como um dos líderes da organização que articulava esquemas no meio esportivo.

De acordo com informações da Globo, D’Guerro foi preso pela polícia em casa, no bairro Funcionários II, na capital paraibana, durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão. Apesar de estar afastado das atividades profissionais há mais de seis anos, o suspeito também atuava como árbitro em jogos de futebol amador pela região.

Ex-ábitro brasileiro é preso na Paraíba

Segundo a investigação da Polícia Civil, D’Guerro era um dos membros de um grupo conhecido como ‘Árbitros da Propina’ nas redes sociais, organização formada por juízes que já estiveram envolvidos em esquemas de manipulação de partidas. Os valores movimentados pelos criminosos não foram divulgados pelos policiais.

No total, a operação cumpriu sete mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Como dito anteriormente, a manipulação de resultados também teria acontecido no continente africano.

Comentários estão fechados.