Antiga casa do Cruzeiro completou 100 anos

A antiga casa do Cruzeiro, o estádio do Barro Preto, completa 100 anos de história nessa semana. Na época Palestra Itália, o clube inaugurou no dia 23 de setembro de 1923 o espaço, que hoje em dia fica localizado o Parque Esportivo do clube, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O jogo de inauguração do estádio aconteceu entre Cruzeiro (na época Palestra Itália) contra o Flamengo, que era Campeão Carioca naquele ano e foi convidado para a partida. O jogo terminou com empate em 3 a 3, com Heitor e Ninão (2x) marcando os gols da Raposa.

A antiga casa foi o principal estádio do Cruzeiro até 1970, quando o Mineirão tomou o posto de casa da Raposa. De acordo com a enciclopédia do clube, o time realizou 478 partidas no estádio, com 285 vitórias, 96 empates e 97 derrotas. Foram 1.370 gols feitos e 718 sofridos. A casa foi demolida em 1985 para a construção do clube.

O estádio do Barro Preto recebeu o nome oficial de “Estádio Juscelino Kubitschek”, que homenageou o prefeito de Belo Horizonte na época. “Juscelino era o prefeito de Belo Horizonte, era cruzeirense, patrono do Cruzeiro e conselheiro. Foi na época da reinauguração que surgiu essa ideia de dar ao estádio o nome dele, que era alguém que torcia pelo clube e que era um político de futuro, tanto que virou presidente da República”, explicou Ciscotto, que foi um dos responsável pela construção do local e primeiro artilheiro da história do Cruzeiro.

O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (20), contra o Fluminense, no Maracanã, às 21h30, pela 24° rodada do Brasileirão. Com 29 pontos, a Raposa é 11° na tabela e busca a segunda vitória seguida na competição.

Comentários estão fechados.