Amarela punida! FIFA achou irregularidade e Seleção perdeu três pontos nas Eliminatórias
A Fifa puniu uma Seleção que está na disputa das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Por conta da escalação irregular do defensor Byron Castillo, o Equador perdeu três pontos na disputa e teve que correr atrás do prejuízo durante a competição continental. Além da punição esportiva, a Federação Equatoriana ainda recebeu uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 525 mil).
A denúncia chegou à Fifa através da Federação Chilena de Futebol, que alegou que Byron Castillo teria fraudado a sua nacionalidade. O jogador, na verdade, teria nascido na Colômbia e usado uma certidão falsa para poder defender o Equador. Após uma longa investigação, a entidade comprovou a irregularidade e deu sequência à punição.
Na época da denúncia, o Chile buscava ocupar a vaga do Equador na disputa da Copa do Mundo do Catar, realizada em 2022. Só que a Fifa decidiu não excluir a Seleção da camisa amarelinha, o que provocou a revolta dos torcedores chilenos. No fim das contas, Byron Castillo sequer foi convocado e não esteve com a delegação equatoriana no Catar.
Seleção da América do Sul foi punida pela Fifa
Mesmo iniciando as Eliminatórias com três pontos a menos em relação aos rivais, o Equador tem feito ótima campanha e já está praticamente classificado à Copa do Mundo de 2026. O país ocupa a 2ª colocação geral com 23 pontos conquistados, atrás apenas da líder Argentina, que está com 31 pontos e já está confirmada no Mundial que vai acontecer no México, Canadá e Estados Unidos.
Comentários estão fechados.