Quando o Cruzeiro pode garantir o acesso na Série B 2022?
Pode-se dizer que o Cruzeiro só não está garantido na elite do futebol brasileiro de 2023 por caprichos da matemática. Com 58 pontos conquistados até aqui, o acesso da Raposa nos parece tão somente uma questão de tempo e, ao que tudo indica, virá antes do que foi imaginado.
Com 58 pontos conquistados até aqui, o time de Paulo Pezzolano abriu uma vantagem de 17 pontos para o quinto colocado, o Londrina. Desta forma, apenas uma catástrofe tiraria o Cruzeiro do seleto grupo dos quatro primeiros, afinal, há três clubes entre eles.
Em favor da verdade, o Cruzeiro terá que se esforçar muito para não conquistar o acesso. Isso porque, de acordo com projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o clube estrelado tem 99,999% de chances de subir à Série A.
Porém, para que o acesso seja confirmado pela matemática, basicamente, a diferença do Cruzeiro para o quinto colocado tem que ser maior do que os pontos em disputa. Como dito, hoje, a Raposa tem 17 pontos em relação ao Londrina e restam 33 pontos em jogo na Série B.
O Cruzeiro poderá celebrar o acesso?
Desta forma, o Cruzeiro não confirmará o acesso, por vias de fato, nestes dois próximos jogos que fará diante da sua torcida. A equipe celeste irá receber o Criciúma, no domingo (04), às 16h e, em seguida, irá enfrentar o Operário, na quinta-feira (08), às 21h30.
Porém, se tudo der absolutamente certo para o Cruzeiro, o acesso poderá vir em breve. No dia 17 de setembro, o clube estrelado visitará o CRB, no Rei Pelé, em Maceió, às 20h30, em duelo válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A possibilidade, no entanto, é remota. Para que o acesso de fato seja confirmado, o Cruzeiro precisa vencer os três próximos jogos e torcer para tropeços seguidos dos adversários. Neste cenário, no melhor dos mundos, o Cruzeiro chegará aos 67 pontos, enquanto o Londrina, quinto colocado na simulação, teria 42, ou seja, 25 pontos de vantagem.
Ao final da 30ª rodada, no entanto, restariam apenas oito jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, ou, em outras palavras, 24 pontos. Fato é que mais cedo ou mais tarde o Cruzeiro irá sacramentar o acesso à elite do futebol nacional, o que pode acontecer, se os deuses do futebol intervirem, em uma grande festa do Mineirão. A torcida, afinal, merece.