Cruzeiro é ignorado e ficará de fora do FIFA 23
Que o Cruzeiro estará na elite do futebol brasileiro de 2023 já não é novidade, porém, o clube estrelado não marcará presença no Fifa 23. A EA Sports irá lançar, em exatos um mês, no dia 30 de setembro, a nova edição do jogo futebolístico. Apenas 15 clubes brasileiros estarão no game. De Minas Gerais, os representantes serão o Atlético-MG e o América.
O Cruzeiro ficou de fora da lista, porque, do Brasil, por questões contratuais, apenas os times que disputam competições da Conmebol neste ano, como as copas Libertadores e Sul-Americana, farão parte do jogo. Nem sequer o Brasileirão marcará presença.
Isso porque a Liga Brasileira, nome genérico usado para o campeonato nacional de pontos corridos, é organizada pela CBF. A entidade não é uma das confederações que fazem parte do FIFPro, assim, tanto a Konami quanto a EA Sports não podem utilizar essa licença.
Como se não bastasse, as equipes brasileiras que estarão no jogo vão aparecer com uniformes e escudos, porém, com jogadores genéricos. Será necessário negociar com clubes e atletas pelos direitos de imagem, isto é, uma burocracia demasiadamente extensa.
O Cruzeiro na vida real
Se, por um lado, o Cruzeiro não fará parte do Fifa 23, para a torcida celeste, que pode jogar PES, importa que o clube mineiro esteja na elite do futebol nacional do ano que vem. Para isso, a Raposa precisa de mais alguns pontos nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe comandada por Paulo Pezzolano entrará em campo na noite desta terça-feira (30) para encarar, fora de casa, o Sampaio Corrêa, às 19h, em jogo válido pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma vitória deixará o Cruzeiro com os pés na elite nacional.
Vale lembrar ainda que, após o duelo contra a Bolívia Querida, a Raposa fará dois jogos em casa. As partidas podem sacramentar o Cruzeiro na Série A de 2023, a depender, é claro, do resultado no jogo desta noite.
Clubes brasileiros que estarão no Fifa 23:
- América
- Atlético
- Atlético-GO
- Athletico-PR
- Ceará
- Corinthians
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Palmeiras
- RB Bragantino
- Santos
- São Paulo