Ex-jogadores do Cruzeiro podem levar troféu de Craque da Libertadores
O Cruzeiro tem uma vasta e vitoriosa história no futebol brasileiro, mas isso não é segredo para ninguém. Ainda que o momento atual do clube não seja condizente com a grandeza estrelada, as páginas escritas jamais serão apagadas, nem sequer manchadas pelo tempo.
Uma prova disso está na lista divulgada nesta terça-feira (30) pela Conmebol para eleger o Craque da Copa Libertadores de 2022. Ao todo, seis atletas foram indicados ao prêmio e, pasmem, três deles já vestiram a camisa do Cruzeiro em um passado recente.
Dos nomes que irão concorrer ao título de melhor jogador do torneio continental, destaca-se a presença de Arrascaeta (Flamengo), Rony (Palmeiras) e Vitor Roque (Athletico-PR). Todos eles já atuaram com a camisa celeste, sendo que o uruguaio fez história.
As passagens dos jogadores no Cruzeiro
Em favor da verdade, apesar de ter jogado no Cruzeiro, Rony não fez sua carreira no clube estrelado. Em 2015, o atacante fazia parte da equipe Sub-20 da Raposa. Em seguida, foi emprestado ao Náutico e depois vendido ao Albirex Niigata.
Em 2018, voltou ao Brasil para defender o Atlético, onde conquistou a Copa do Brasil. Chegou ao Palmeiras em 2020 e se tornou parte da história do clube, após vencer duas Libertadores e outros quatro títulos.
Arrascaeta, por sua vez, dispensa comentários. O craque atuou por quatro temporadas no clube celeste, entre 2015 e 2018. Conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil e se tornou o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 50 gols. Ele perdeu o posto para Marcelo Moreno, em 2021, que tem um a mais.
Por fim, o estranho caso de Vitor Roque. O jogador foi revelado no América-MG, mas logo chegou ao Cruzeiro. Promessa da base, o atacante teve um início de temporada extraordinário. Em 11 jogos pela Raposa, ele marcou seis gols e deu uma assistência.
Com o nome ventilado no início do ano até por veículos europeus, Roque, que tinha contrato com o Cruzeiro, mas com multa rescisória ‘baixa’, de R$24 milhões, deixou o clube celeste para assinar com o Athletico por cinco temporadas. A equipe mineira contesta o valor na Justiça.
Vale destacar que os outros três que estão na disputa são: Raphael Veiga (Palmeiras), Pedro (Flamengo) e Lucas Janson (Vélez Sarsfield). O anúncio do vencedor deve ser feito logo após a final da competição continental, que está marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.