Cruzeiro 1982: Quando a Raposa foi campeã em cima do Real Valladolid

Uma dúvida hipotética: se Cruzeiro e Real Valladolid se enfrentassem hoje, para quem Ronaldo iria torcer? As histórias dos clubes se concentraram após o gestor se tornar sócio majoritário da ambas as instituições. Porém, em um passado não tão distante, ambas as equipes protagonizaram uma final de campeonato. 

Há 40 anos, em 1982, o clube celeste iniciou uma caminhada que terminaria com a conquista da Taça Valladolid. No dia 24 de agosto do dito ano, o Cruzeiro encarou o Salamanca, clube espanhol, e venceu por 2 a 0. Pouco depois, a equipe estrelada ficou frente a frente com o Valladolid, no estádio José Zorrilla, no jogo do título azul. 

A partida terminou com um expressivo 5 a 0 para o Cruzeiro, que levantou a taça no país do rival. O destaque da Raposa naquela competição foi o memorável Luís Antônio. O atleta marcou os dois gols da vitória celeste contra o Salamanca e teve uma atuação de gala na final, quando anotou nada mais nada menos que um hat-trick diante do Valladolid.

A campanha do título do Cruzeiro

Em entrevista à Itatiaia, o jogador comentou sobre a competição e explicou que, na época, o calendário dos clubes brasileiros era diferente. Com isso, se tornou uma praxe que as equipes do Brasil viajassem à Europa para disputar competições com os times locais. 

“Foi muito importante conquistar esse torneio. Naquela época era diferente de hoje. Os clubes brasileiros faziam o regional até o meio do ano, depois tinha as viagens para Europa para disputar os torneios de verão dos europeus, que estavam em pré-temporada”, iniciou

“A gente disputava partidas para o clube arrecadar em dólar, isso era importante para o clube faturar. Para mim foi muito bom para me valorizar, eu vinha de uma equipe pequena e precisava dessa valorização. E me deram depois tudo o que precisava para alcançar o que alcancei no Cruzeiro”, explicou Luís Antônio.

Vale destacar, por fim, que o Troféu Cidade de Valladolid foi disputado de 1972 até 2017. O último clube a se sagrar campeão foi Paços de Ferreira, de Portugal. Das equipes brasileiras, apenas Cruzeiro, Grêmio e Vitória venceram o torneio. Internacional e Palmeiras também participaram, mas foram vice-campeões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.