Qual a chance do Cruzeiro voltar para a Série A 2022?
Ao certo, o Cruzeiro navega de vento em popa com direção à elite do futebol nacional. Após o empate diante do Grêmio, no último domingo, a Raposa chegou a 54 pontos e manteve a liderança com folga da Série B do Brasileirão. Atualmente, são dez pontos de frente para o vice-líder.
Além disso, o Cruzeiro ampliou para 18 pontos a sua vantagem em relação ao Tombense, atual quinto colocado. Com 13 rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, apenas um desastre tiraria o acesso do clube estrelado no final do ano. Tendo em vista a postura da Raposa em seus jogos, nenhuma catástrofe se anunciará no belo horizonte celeste.
Portanto, pode-se dizer que resta tão somente a confirmação matemática. Após uma rodada favorável ao Cruzeiro, em que os adversários diretos não venceram, a equipe mineira alcançou quase a porcentagem máxima do acesso: 99,99%, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
A situação do Cruzeiro na tabela da Série B
Na última rodada, nenhum dos quatro times da parte de cima da tabela conquistaram os três pontos. O Cruzeiro empatou com o Grêmio, o Bahia com o Londrina, e o Vasco perdeu para o CSA. A Raposa vem ainda de uma sequência de oito jogos sem perder.
De acordo com o professor Gilcione Costa, nesta temporada, muito provavelmente, o quinto colocado, no atual cenário, consiga superar a casa dos 57 pontos. Com isso, o Cruzeiro estaria a duas vitórias de fincar os dois pés na Série A de 2023.
Desta forma, o acesso do Cruzeiro poderá ser garantido nas próximas rodadas, quando o clube estrelado terá três dos quatro jogos em casa. A começar, é claro, pela partida desta sexta-feira (26), quando o clube irá enfrentar o Náutico, às 21h30, no Independência.
A partida colocará frente a frente o líder da Série B do Campeonato Brasileiro com o lanterna da competição. Paulo Pezzolano, que cumprirá suspensão após ser expulso, afirmou que a equipe vai entrar em campo para conquistar a vitória.
Após este confronto, o Cruzeiro irá encarar, fora de casa, o Sampaio Corrêa, segundo melhor mandante da competição. Em seguida, o clube mineiro volta a Belo Horizonte para as partidas contra o Criciúma e Operário. Portanto, se vencer a maioria destes jogos, o Cruzeiro estará, enfim, de volta à elite do futebol brasileiro.