Relembre dois confrontos históricos entre Cruzeiro e Grêmio
Dois dos maiores times do futebol nacional, Cruzeiro e Grêmio irão ficar frente a frente na tarde deste domingo (21), às 16h, em Porto Alegre. O duelo, válido pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão, será entre o líder do campeonato e o terceiro colocado, separados, hoje, por dez pontos.
Destaca-se que este será o último jogo da rodada, portanto, Grêmio e Cruzeiro vão entrar em campo já conhecendo os resultados dos adversários. Uma vitória do clube celeste ampliará para 20 pontos a distância da Raposa para o quinto colocado do torneio, o Tombense.
Em campo, nada mais nada menos do que os dois maiores campeões da Copa do Brasil. Ao todo, são 11 taças da competição, sendo cinco do Grêmio e seis do Cruzeiro. As equipes já protagonizaram embates épicos ao longo da história do futebol brasileiro.
Pode-se dizer que ambos os clubes estão com o acesso encaminhado para a Série A de 2023. Com isso, o duelo deste domingo será mais simbólico do que de fato determinante para o futuro de Grêmio e Cruzeiro na competição nacional de pontos corridos.
Esta, aliás, não será a primeira vez que isso acontece. Para o bem ou para o mal, relembre dois confrontos históricos entre Cruzeiro e Grêmio, que tiveram resultados mais ‘simbólicos’ do que efetivos.
Uma lembrança feliz para o Cruzeiro
Em 2013, o Cruzeiro encantou o Brasil com um futebol moderno e ofensivo. Sob o comando de Marcelo Oliveira, o clube estrelado navegava de vento em popa com direção ao título da Série A do Campeonato Brasileiro do dito ano.
Cruzeiro e Grêmio ficaram frente a frente, no Mineirão, no dia 10 de novembro de 2013, em jogo válido pela 33ª rodada da competição de pontos corridos. A Raposa liderava o torneio, enquanto o Imortal figurava na segunda colocação. Ou seja, um confronto direto pelo título.
Após uma vitória elástica do Cruzeiro, por 3 a 0, a Raposa praticamente sacramentou a conquista daquele campeonato, que veio na rodada seguinte. Dagoberto, porém, feito vidente, antecipou aquele título logo após a partida contra o Grêmio, em uma das falas mais icônicas do futebol brasileiro.
“Sei lá se eu falo que temos que ser humildes para falar que não está ganho, mas já está ganho, entrega logo a taça Seria hipocrisia da minha parte falar que ainda tem pontos. Beleza ainda tem pontos, mas o que a equipe vem fazendo, demonstrando a cada jogo, pode entregar já”, disse o atacante ainda no gramado.
O lado sombrio do duelo entre Cruzeiro e Grêmio
Porém, a história do confronto guarda uma triste lembrança para o torcedor cruzeirense. Em 2019, no fatídico ano do rebaixamento, as equipes se encontraram pela 18ª rodada da Série A. O jogo, realizado no Independência, terminou com uma sonora goleada do Imortal sobre a Raposa, 4 a 1. Pode-se dizer que, naquele momento, a nau celeste iniciou o seu naufrágio.
O ex-volante e capitão do Cruzeiro Henrique comentou sobre aquela partida. “Nunca vi tanta falta de compromisso por parte de alguns atletas. No fim do jogo, eu estava morrendo de raiva por dentro, mas tinha jogador do nosso time dando risada com os adversários, num clima tranquilo, como se a gente tivesse vencido a partida. Aquilo foi muito decepcionante”, disse.