Ronaldo Fenômeno vai contra a maioria dos clubes e faz grande crítica ao futebol brasileiro
Ao se tornar sócio majoritário do Cruzeiro, Ronaldo trouxe consigo ao futebol brasileiro uma vasta experiência mundo afora. O gestor, dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol da equipe celeste, pretende promover mudanças significativas não apenas para o clube.
O empresário, desde que chegou ao Brasil, se tornou um dos maiores entusiastas no que diz respeito à criação de uma Liga no país. Atualmente, as mais expressivas competições nacionais são organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol, mas isso pode mudar em breve.
Em entrevista recente ao gE, o Fenômeno elencou os principais pontos positivos na criação de uma Liga no Brasil, que favorece, de acordo com o empresário, sobretudo, os clubes de futebol. A discussão é antiga, mas Ronaldo garantiu que até o final do ano haverá um desfecho.
O que pensa Ronaldo sobre a criação da Liga no Brasil?
Para o gestor, uma Liga no Brasil, além de aumentar a receita dos clubes, que, grosso modo, seriam os organizadores do campeonato, proporcionaria também o crescimento do futebol nacional. Inicialmente, o empresário abordou dois pontos: finança e as mudanças de técnicos.
“Aqui não temos controle financeiro, que é o principal para o futebol brasileiro poder evoluir, os clubes pararem de fazer dívidas absurdas. Mandar três, quatro treinadores embora no ano é jogar dinheiro fora”, disse. Fato é que uma coisa está ligada à outra.
Ronaldo também enfatizou que, com a criação de uma Liga no Brasil, os clubes deixariam de ter problemas com o calendário de jogos. Não raro, a Confederação Brasileira de Futebol define partidas, por exemplo, durante o período pré-estabelecido para data Fifa.
Além disso, a questão dos campeonatos estaduais também entrará na pauta dos clubes. Quem acompanha o futebol mundo afora, sabe que o Brasil tem um dos calendários mais extensos do globo. Um time nacional pode chegar a quase 80 jogos no ano.
Em comparação com os representantes das principais ligas da Europa, como a Premier League, Bundesliga e La Liga, são, em média, 20 partidas a mais por ano no Brasil.