Mineirinho sofrerá grande mudança; confira todos os novos detalhes do ginásio
O histórico Ginásio Mineirinho terá um novo administrador nos próximos 35 anos. Trata-se do consórcio DMDL/Progen, vencedor da licitação para explorar economicamente o espaço. A empresa assinou o contrato com o governo de Minas Gerais no início desta semana.
Durante o período, fica previsto no contrato, que o parceiro privado será responsável pela reforma completa da estrutura, bem como sua conservação e gestão do equipamento esportivo e cultural. Há ainda um valor estipulado de investimento da empresa no espaço.
Conforme o acordo firmado com o estado, a concessionária investirá cerca de R$150 milhões no empreendimento, sendo que, desse montante, R$41 milhões deverão ser destinados à reforma imediata do imóvel, que tem que acontecer nos primeiros dois anos de contrato.
Como funciona uma Parceria Público-Privada?
No caso do Ginásio do Mineirinho, que pertence ao estado, o empreendimento continuará sendo do governo de Minas Gerais, apenas a gestão, manutenção e exploração serão realizadas pelo consórcio, pelo prazo de 35 anos. A situação é a mesma do Gigante da Pampulha.
Contudo, há, é claro, algumas especificidades no caso do Mineirinho. A concessionária terá que pagar, ao longo do contrato vigente, um valor sobre as receitas que forem obtidas com a gestão do empreendimento. Ou seja, um percentual do valor arrecadado com shows, eventos esportivos ou outras iniciativas, deverá ser repassado ao governo.
O contrato prevê ainda o pagamento de outorga variável de 2% da receita bruta. Esse montante será aumentado em 1% a cada 5 anos de contrato vigente. Ou seja, o valor que a concessionária terá que pagar será diretamente proporcional à receita geral gerada com o espaço.
Caso a concessionária não cumpra os indicadores de desempenho, também previsto em contrato,os valores de outorga (para explorar o local) passam a ser de 4% no início do contrato, chegando a 9% ao final.
Confira imagens do projeto do Mineirinho
O Mineirinho foi inaugurado em 1980 e é o maior ginásio coberto do Brasil. O espaço tem uma área construída de 56 mil m², distribuídos em nove níveis, e capacidade para o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas.


