Há um ano, Cruzeiro dava passo fundamental para era Ronaldo

Se atualmente o clima do Cruzeiro é de lua de mel entre time e torcida, há um ano as coisas eram bem diferentes. No dia 3 de agosto de 2021, exatamente um ano atrás, o conselho do clube aprovava a implementação da SAF com ampla maioria.

Na ocasião, 217 membros estiveram presentes na assembleia com apenas cinco votos contrários e um nulo, assim aprovando a mudança do clube celeste para uma entidade empresarial. Naquela oportunidade também foi firmada a parceria com a XP Investimentos, que ficou responsável pela captação de recursos e futuramente teve papel ativo na vinda de Ronaldo.

Revolução celeste e saldo da SAF no Cruzeiro

A assembleia de um ano atrás foi somente o primeiro capítulo de uma novela interminável para a nação celeste. O Cruzeiro sofria grave crise, com dívidas astronômicas e diversas penalidades tanto esportivas quanto econômicas, e a implementação da SAF foi vista como uma saída para o clube.

Apesar de ser um modelo amplamente adotado no exterior, a modalidade de clube-empresa ainda engatinha no Brasil e, por isso, causou desconfiança em um primeiro momento por parte da torcida e até da imprensa.

Posteriormente, no início deste ano, foi anunciada a venda de 90% da SAF para Ronaldo. Logo no início da gestão do ex-jogador, os valores da negociação e algumas medidas, como a da saída do goleiro Fábio, causaram certa turbulência em meio ao caos que o clube já vivia.

Um dos pioneiros da SAF no Brasil, fato é que o Cruzeiro já é um exemplo bem sucedido dos impactos do clube empresa. Com um elenco dentro da realidade financeira do clube, a atual gestão conseguiu montar um elenco competitivo e que anda a passos largos para o principal objetivo da temporada, o acesso.

A Raposa ainda está longe de estar saudável financeiramente, mas hoje já é possível ver o Cruzeiro voltando a ser o que já foi um dia. Por fim, a SAF não é necessariamente a salvação em todos os casos, mas no Cruzeiro vem sendo fundamental junto ao apoio da torcida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.