Quantos pontos faltam para o Cruzeiro subir para a Série A?
O Cruzeiro precisa conquistar, pelo menos, mais 22 pontos dos 57 em disputa neste segundo turno da Série B do Brasileirão para angariar uma vaga entre os quatro primeiros ao cabo da temporada. Isso porque, de acordo com o Departamento Médico da Universidade Federal de Minas Gerais, 64 pontos garantem o acesso à elite do futebol brasileiro.
Líder da competição de forma isolada, o Cruzeiro abriu sete pontos para o segundo colocado (Vasco) e, ainda mais importante, 14 de frente para o Tombense, primeiro clube fora da zona de classificação à Série A. Desta forma, se mantiver o desempenho nos jogos, o clube mineiro estará na Primeira Divisão antes do final do campeonato.
O Cruzeiro já subiu?
A equipe estrelada encerrou o primeiro turno com 100% de aproveitamento atuando como mandante. Ao todo, foram nove jogos e nove vitórias. Portanto, na segunda fase da Série B, o Cruzeiro, se vencer suas partidas em casa, garantirá, matematicamente, o acesso.
Vale lembrar que a Raposa enfrentará o Vasco e o Bahia (próximo adversário) no Mineirão. Contudo, importante também ressaltar que a partida contra a Chapecoense, que acontecerá no dia 13 de agosto, que aconteceria no Gigante da Pampulha, foi transferida para Brasília.
Cessada a primeira fase da competição com 42 pontos, o time de Paulo Pezzolano conseguiu um aproveitamento de pouco mais de 73%. Para o returno, se o Cruzeiro vencer sete jogos e empatar um, garantiria a numeração mágica para o acesso.
Essa combinação, de 22 pontos, renderia ao time estrelado um aproveitamento de pouco mais de 38% no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma métrica não muito desafiadora, desde que mantido o desempenho em campo.
Contudo, deve-se ressaltar que das últimas cinco partidas pela competição de pontos corridos, o Cruzeiro fez “apenas” oito pontos dos 15 possíveis. Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Para iniciar o segundo turno com vitória, e manter, assim, os 100% de aproveitamento como mandante, no duelo contra o Bahia, que acontecerá neste sábado, 23 de julho, às 16h, no Mineirão, o Cruzeiro contará com, até aqui, mais de 35 mil torcedores.