Quanto custa o Cruzeiro?

Os últimos anos estiveram longe de ser os melhores da história da Raposa. O clube, que desde a década de 2000 vem empilhando títulos, passou por uma das maiores dívidas recentes do futebol brasileiro, as quais resultaram inclusive em seu rebaixamento. Hoje, financeiramente em recuperação, a equipe busca se reerguer no cenário nacional. Mas, afinal de contas, quanto custa o Cruzeiro?

Apesar de estar na Série B do Campeonato Brasileiro há duas temporadas, o Cruzeiro não deixou de ser um dos clubes de futebol mais valiosos do país. O último levantamento da Sports Value, consultoria que estuda números esportivos, coloca a Raposa como a décima terceira equipe mais bem avaliada do Brasil.

De acordo com o estudo da consultoria, o Cruzeiro está atualmente avaliado em R$ 635 milhões. Apesar de ainda se manter entre os 30 mais valiosos, a Raposa sofreu a terceira maior desvalorização entre as equipes brasileiras de futebol: 24%, sendo superado apenas por Avaí (32%) e Goiás (31%).

É importante destacar que, apesar de ter sido divulgado em 2022, os dados do levantamento da Sports Value são referentes ao ano de 2021. Sendo assim, no caso do Cruzeiro, são anteriores a compra do clube por Ronaldo Fenômeno – assunto que trataremos mais à frente.

Quais os critérios do estudo que coloca o Cruzeiro entre os 30 mais valiosos do Brasil?

Para definir quais são os clubes mais bem avaliados do Brasil, a Sports Value adota uma série de critérios. Um deles é justamente o valor de marca da equipe, ou seja, o tamanho da sua receita (como venda de ingressos, artigos e camisetas, por exemplo), tamanho da torcida e até mesmo o potencial da marca em si.

Além disso, a consultoria econômica esportiva também leva em consideração o patrimônio do clube de uma maneira geral. Questões como dinheiro em caixa do clube, existência ou não de um estádio próprio e centro de treinamento (CT) moderno entram nesse quesito.

cruzeiro 5
Foto: divulgação / Cruzeiro

Outro critério também adotado pela Sports Value que ajudou a definir quanto custa o Cruzeiro foram os valores de elenco. Para isso, a consultoria se baseou nos dados divulgados pelo site alemão Transfermarkt, o qual reúne o valor de mercado de todos os jogadores das principais ligas do Brasil.

Quanto o Ronaldo pagou no Cruzeiro?

É de conhecimento geral que o Cruzeiro tem um novo dono já há algum tempo. Depois de se afundar em dívidas, a Raposa acabou sendo “salva”, ao menos financeiramente, pelo maior jogador que já revelou: Ronaldo Nazário, o fenômeno.

Ronaldo desembolsou R$ 400 milhões para a compra de 90% das ações do Cruzeiro. Uma parte desse dinheiro, inclusive, foi não para investimentos em elenco e transformações da Raposa – mas sim para quitar as dívidas que vinham se acumulando já há algum tempo.

Quais os jogadores mais valiosos do Cruzeiro?

Agora que você já sabe quanto custa o Cruzeiro, talvez esteja se perguntando: quem são os atletas mais valiosos da Raposa? Por se encontrar na Série B já há algum tempo, é de se esperar que os números do elenco cruzeirense não sejam os mais altos do mercado – mas isso não significa que sejam baixos.

Atualmente, o jogador mais bem avaliado do Cruzeiro é o zagueiro Zé Ivaldo, que veio emprestado do Athletico Paranaense, e está avaliado em 2,5 milhões de euros. Em seguida, vem o lateral esquerdo Bidu, emprestado do Cruzeiro, e o zagueiro Wagner Leonardo, que pertence ao Santos: ambos avaliados em 1,2 milhões de euros.

O meia ofensivo Fernando Canesin é o quarto jogador com maior valor de mercado da Raposa: 1 milhão de euros. Ele divide essa posição com mais cinco atletas: Rafa Silva, Rodolfo, Bruno Rodrigues, Edu e Marquinhos Cipriano – também avaliados em 1 milhão de euros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.