CBF recebe ultimato da FIFA: Diniz pode ter problemas na Seleção Brasileira e Fluminense

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não está tendo vida fácil, com problemas nos bastidores e recebeu ultimato forte da FIFA. Em notificação, a entidade que cuida do futebol nacional pode gerar problemas ao Fluminense, que vai disputar o Mundial de Clubes agora em dezembro e pode enfrentar o Manchester City na grande decisão.

A notificação da FIFA foi enviada para alertar a CBF de uma possível suspensão, já que a entidade está sendo afetada por “por influência indevida de terceiros”, movida pelos ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero. Com isso, a primeira punição pode ser a exclusão do Fluminense do Mundial de Clubes de 2023.

Em movimentações de bastidores, os ex-presidentes estão tentando articular uma retirada de Ednaldo Rodrigues, atual mandatário, do cargo, minando o seu poder na entidade. Acusados de corrupção, Teixeira foi banido do futebol para sempre pela Fifa; Del Nero, por sua vez, recebeu punição de 20 anos da entidade máxima do futebol, indo até 2037.

Por nota, a FIFA explicou os artigos em que a CBF pode ser punida e as consequências. “Neste contexto, gostaríamos de lembrar que de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da FIFA, as associações membros da FIFA são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, conforme previsto nos Estatutos da FIFA”, diz o texto.

“Além disso, e em relação ao acima exposto, gostaríamos de enfatizar que quaisquer violações ao art. 14 par. 1 i) dos Estatutos da FIFA também pode levar a sanções, mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão (art. 14, parágrafo 3 dos Estatutos da FIFA)”, acrescenta o texto.

Comentários estão fechados.