Ótima notícia: Cruzeiro está superando sua meta dentro do Brasileirão

O torcedor do Cruzeiro pode estar insatisfeito com o aproveitamento ofensivo do time e pode não estar contente com os pontos desperdiçados na Série A do Brasileirão, mas uma coisa é certa: o planejamento da diretoria está sendo cumprido.

Ao final da 13ª rodada da Série A do Brasileirão, o Cruzeiro alcançou a meta estipulada pela gestão de Ronaldo Fenômeno. O time está com 18 pontos e um aproveitamento de 46%, ocupando a 12ª colocação na tabela, que era a posição-objetivo traçada.

Mas, afinal, o Cruzeiro está lutando para não ser rebaixado?

Como se sabe, o primeiro objetivo do Cruzeiro na temporada é garantir a permanência na elite do futebol nacional, sem grandes sustos. No momento, a equipe está mais próxima de conquistar uma vaga em um torneio continental do que de cair para a zona de rebaixamento.

Para se ter uma ideia, o Cruzeiro está, por exemplo, a três pontos do G-6. Além disso, se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, a Raposa estaria garantida na Sul-Americana do próximo ano. Não custa dizer que o time está a sete pontos da zona de rebaixamento.

Tanto é assim que, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, as chances de conquistar uma vaga na Sul-Americana estão em 45,1%. Para a Libertadores, a possibilidade é de 19,1%. Já o risco de ser rebaixado para a Série B é de 8,6%.

Para garantir uma vaga na Sul-Americana, historicamente é necessário ter um aproveitamento superior a 40%. Em geral, a pontuação necessária tem ficado entre 47 e 49 pontos. O próximo jogo do Cruzeiro será no sábado, 8 de julho, contra o Vasco, em São Januário. A partida será disputada com portões fechados.

Comentários estão fechados.