FIFA não quis saber e penalizou Rafael Cabral
Como se a vida de um goleiro não fosse difícil o bastante em uma cobrança de pênalti, a FIFA decidiu impor ainda mais um obstáculo. Isso porque, de acordo com o novo texto da IFAB, associação internacional que regula as leis no campo de jogo, o arqueiro não pode “se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador”.
A nova decisão já entrou em vigor. Cumpre destacar que, ainda que alguns goleiros tenham optado pelo sigilo, a esmagadora maioria dos atletas brasileiros da posição lamentaram a regra e condenaram a atitude da FIFA.
Vale dizer que a alteração tem muito a ver com o goleiro campeão da Copa do Mundo com a Argentina, Emiliano Martinez, que é conhecido por provocar e desestabilizar o adversário antes das cobranças de pênaltis.
FIFA pode voltar atrás da decisão?
Ao certo, a pressão é alta, mas a entidade máxima do futebol não deu nenhum indício de que poderia voltar atrás de sua decisão. Como dito, no Brasil, a imensa maioria dos goleiros lamentou a nova regra da FIFA.
Aliás, vale dizer que Fábio, eterno ídolo do Cruzeiro e hoje goleiro do Fluminense, afirmou que a mudança na regra visa dificultar ainda mais a vida dos defensores. Além disso, é de se ressaltar que o texto da lei deixa margem para interpretações.
“Tinha que facilitar mais, sempre dificulta né (risos). Não tem nenhuma regra que ajuda os goleiros a ter mais facilidade nas cobranças. Sempre a adversidade é cada vez mair”, disse Fábio.
Comentários estão fechados.