Acordo pode fazer Cruzeiro faturar bolada de R$198 milhões

O Cruzeiro está de volta à elite do futebol brasileiro e, com isso, aumentará a receita nesta temporada. Dentre as frentes para movimentar os cofres está a cota de TV para o Brasileirão. Ao certo, o valor será maior em 2023, no entanto, a previsão é de que seja ainda mais rentável a partir de 2025, com as novas regras para o torneio nacional. 

No início do mês de março, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) aprovou uma nova divisão de dinheiro de transmissão do torneio a partir de 2025. O objetivo é reduzir a diferença entre os clubes que mais e menos ganham com as cotas de TV. 

Cruzeiro pode lucrar alto no Brasileirão

De acordo com o grupo, as novas regras irão garantir que a distância entre as equipes seja de, no máximo, 3,34 vezes o valor arrecadado. Para isso, o modelo conta com a seguinte distribuição: 45% igual, 30% por performance e 25% por audiência. 

Vale dizer que, apesar de ter algumas discordâncias com a Libra, a Liga Forte Futebol (LFF) concorda com a medida proposta. Para se ter uma ideia, em comparação com o modelo de divisão de receita do Brasileiro, 30% é partilhado de forma igualitário, 22% por performance e 48% por audiência, o que favorece clubes mais expressivos. 

O fato é que a previsão é para um cenário de R$4,25 bilhões de receitas com todas as vendas comerciais da Liga do Brasileiro. De acordo com a tabela divulgada, o Flamengo seria o clube com maior cota televisiva. A saber, R$398 milhões.

O Corinthians aparece em segundo lugar, com R$355 milhões, seguido de São Paulo (R$305), Palmeiras (R$294) e Fluminense (R$264). O Cruzeiro teria direito a pouco mais de R$198 milhões. Vale dizer que o time com menor receita seria o Cuiabá, com R$119 mi.

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