CBF surpreende todo mundo e decide colocar homens e mulheres para jogar no mesmo time
Novos rumos! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite da última quarta-feira (08), uma mudança no regulamento para permitir o futebol misto em torneios amadores no país. Isto é, meninas e meninos poderão atuar juntos em competições não profissionais. A regra vale para todas as categorias.
De acordo com a nota publicada pela CBF, jogadoras poderão fazer parte de times masculinos e, além disso, times exclusivamente formados por mulheres poderão participar de torneios disputados por homens. A decisão fica à cargo da entidade organizadora.
Novidades da CBF para o futebol misto
A CBF também informou a criação do Mecanismo de Dispensa Etária do Futebol Misto (MEC). Grosso modo, trata-se de uma ferramenta para que meninas ou times femininos possam atuar em clubes ou campeonatos masculinos de categorias de idades inferior.
A título de exemplo, uma atleta ou uma equipe feminina sub-17 pode disputar um torneio com times masculinos mais novos. O critério, mais uma vez, fica à cargo da entidade que organizará a competição. A CBF destacou que irá fazer campanhas para que federações estaduais e ligas amadoras adotem o modelo de competições mistas.
“A implementação do mecanismo tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para as jovens atletas, compensando diferenças no desempenho inerentes ao processo de maturação biológica e às especificidades de cada sexo, especialmente com o início da puberdade”, diz a nota divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol.
Ainda em tempo, não custa lembrar que o time masculino do Cruzeiro entra em campo no sábado (11), às 16h30, para encarar o América, no jogo de ida da semifinal do Mineiro. A equipe feminina, por sua vez, vai enfrentar o São Paulo, no domingo (12), às 19h, em duelo válido pela terceira rodada do Brasileirão.
Comentários estão fechados.