Seleção Brasileira pode disputar nova competição contra gigantes da Europa

A Seleção Brasileira já tem data marcada para iniciar o ciclo de preparação para a próxima Copa do Mundo. No dia 25 de março, o Brasil fará um amistoso contra o Marrocos, que foi o maior destaque da última edição do Mundial, disputado no Catar. 

Acontece que uma das maiores críticas feitas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a falta de jogos do Brasil com seleções europeias. No entanto, uma nova proposta pode ser a solução para o problema. Trata-se de uma Liga das Nações mundial.

Seleção Brasileira seria forte no torneio?

De antemão, vale destacar que a Fifa, por ora, não obteve sucesso com o plano de alterar o calendário do futebol para que a Copa do Mundo fosse disputada a cada dois anos. Desta forma, o novo torneio seria como uma adaptação da proposta, porém, mais viável.

A ideia foi orquestrada por Victor Montagliani, presidente da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe). Em resumo, pode-se dizer que o projeto pretende aperfeiçoar o que foi a Copa das Confederações, realizada até 2017. 

O torneio deixou de existir por não ter sido economicamente vantajoso para a Fifa. O fato é que uma brecha no calendário foi aberta nos anos que antecedem a Copa. O período seria utilizado para um Mundial de Clubes maior, com 24 participantes. Mas, até o momento, a ideia não saiu do papel e nem há previsão para tal. 

Enfim, o plano de Montagliani é aumentar a Copa das Confederações, criando uma Liga Mundial com 16 equipes. Em um primeiro momento, os participantes disputariam jogos de mata-mata ao redor do mundo até chegar a um “final four”.

Comentários estão fechados.