Entenda a nova estratégia de Ronaldo para o Cruzeiro na Copinha
Pode-se dizer que a nova gestão do Cruzeiro trabalha sob o paradigma do planejamento a longo prazo. Para se ter uma ideia, a diretoria celeste mudou drasticamente a sua política de utilização de jovens na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Desde a chegada de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF celeste, o clube tem apostado em um elenco mais jovem, visando a maturação dos atletas e a transição para o profissional. O diretor executivo das categorias da base do Cruzeiro, Roberto Braga, em entrevista ao ge, detalhou as projeções do clube para a próxima edição da Copinha.
O que esperar do Cruzeiro na Copinha?
Grosso modo, a expectativa do Cruzeiro é ter um elenco jovem. Tanto assim que, de acordo com Braga, o clube não usará nenhum jogador com 20 anos, ideia permitida para o torneio. Ao contrário, a aposta será em atletas do Sub-17.
“Neste ano, não vamos com ninguém nascido em 2002 e que poderiam jogar. Quem estiver, fica à disposição do profissional. Vamos com oito jogadores de último ano. E jogadores com idade de Sub-17, a gente subiu de um, que era o Vitor Roque, para 16 jogadores. Estamos indo com quase metade de um grupo com jogadores de idade Sub-17”, disse.
Com isso, o Cruzeiro busca dar mais experiência aos jogadores na Copinha. Roberto Braga destacou que o objetivo é fazer com que os atletas possam disputar duas ou três edições do torneio mais badalado do futebol de base.
Trata-se, em favor da verdade, de um movimento orquestrado. O primeiro passo, como dito, é dar rodagem aos jovens jogadores. Desta forma, quando os atletas estiverem no período de transição para o profissional, eles terão disputado algumas edições da Copinha.
“Muitos deles estão indo para o primeiro ano de Copinha. Nossa ideia, rejuvenescendo, é fazer com que eles cheguem a duas, três Copinhas disputadas. Então, chega na fase de transição e já viveu várias Copas São Paulo”, explicou o dirigente.
Vale lembrar, por fim, que, em 2022, o Cruzeiro chegou até às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe celeste foi eliminada pelo São Paulo. Naquela ocasião, alguns nomes que se destacaram no profissional estiveram presentes, casos de Geovane Jesus, Daniel Jr, e Vitor Roque.
Comentários estão fechados.