Copa do Mundo: Entenda o provável novo formato da competição
A Copa do Mundo do Catar se aproxima do fim! Após um mês de muito futebol, o torcedor conhecerá o campeão neste domingo, 18 de dezembro, a partir das 12h. Ao certo, pode-se dizer que o povo brasileiro não está feliz com a decisão, uma vez que a Argentina, rival no continente, irá disputar o título com a França, carrasca em outras edições do torneio.
No entanto, vale destacar que a Fifa estuda algumas mudanças para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes. Até então, a exceção era na edição de 2002, que aconteceu no Japão e na Coreia do Sul.
Novidades na Copa do Mundo
Além disso, vale destacar que, ao todo, serão 48 países na briga pela taça de campeão do mundo. A título de comparação, na atual edição do torneio, apenas 32 seleções estavam na disputa. Em outras palavras, a Copa de 2026 reserva mais jogos aos torcedores.
Para se ter uma ideia, serão 80 partidas na próxima Copa do Mundo, ao passo que o torneio do Catar contou com ‘apenas’ 64 jogos. Há, no entanto, algum mistério sobre o formato da competição em 2026. A saber, três modelos estão sendo estudados.
Em resumo, a Copa do Mundo de 2026 pode ser dividida em 16 grupos com três seleções, 12 grupos com quatro times ou em dois blocos com 24 equipes. Sabe-se que o Conselho da Fifa vai analisar o formato e revelar a sua decisão no ano que vem.
Confira a distribuição de vagas para a Copa do Mundo
- Uefa (Europa): 16
- CAF (África): 9 mais um na repescagem
- AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem
- Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem
- Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem
- OFC (Oceania): 1
Comentários estão fechados.