Mudou muito? Relembre a primeira escalação de Paulo Pezzolano no comando do Cruzeiro
Desde que assumiu o Cruzeiro, Pezzolano testou alguns jogadores e diferentes formações táticas para a Raposa. Contudo, ao longo da Série B do Brasileirão, o comandante celeste encontrou uma base para o time que, em seguida, conquistaria o título do torneio.
O maior sucesso, sem dúvidas, foi a escalação de um sistema defensivo com três zagueiros no Cruzeiro. Porém, nem sempre foi assim. No primeiro jogo da Raposa na temporada, por exemplo, contra o URT, em duelo do Campeonato Mineiro, Pezzolano montou um time com apenas dois defensores, em uma formação mais ‘tradicional’ no futebol brasileiro.
Ao certo, era um time muito diferente do Cruzeiro que vai a campo neste domingo (06), para encarar o CSA, no último duelo da Série B do Campeonato Brasileiro. Vale destacar, aliás, que no início do ano, a equipe mineira estava impedida de registrar atletas, por conta de uma punição aplicada pela FIFA.
Como o Cruzeiro iniciou a temporada?
Para se ter uma ideia, dos titulares que iniciaram a partida contra o URT, em 26 de janeiro, apenas dois seguiram sendo utilizados por Pezzolano com frequência na temporada. A saber: o zagueiro Eduardo Brock e o volante Filipe Machado.
Além disso, cinco atletas que iniciaram a temporada pelo Cruzeiro estão em outros clubes. O caso do defensor Mateus Silva (Ponte Preta), do lateral Rafael Santos (Coritiba), do meia Marco Antônio (Goiás), do armador Giovanni (Sport) e do atacante Thiago (Ludogorets).
Além disso, outros jogadores, apesar de terem seguido na Toca, não foram acionados por Pezzolano no decurso da temporada, seja por lesão ou opção tática. Tais quais o arqueiro Denyvis, o lateral Rômulo, o meia João Paulo e o atacante Waguininho.
Como dito, Eduardo Brock e Filipe Machado devem iniciar a partida contra o CSA, neste domingo, no Mineirão. Vale destacar, porém, que o lateral Rômulo deve entrar em campo para fazer sua despedida do Cruzeiro; ele vai deixar o clube ao final da temporada.
Confira a escalação do Cruzeiro no primeiro jogo do ano
- Denyvis
- Rômulo
- Mateus Silva
- Brock
- R. Santos
- Machado
- Marco Antônio
- João Paulo
- Waguininho
- Giovanni
- Thiago
Comentários estão fechados.