Cruzeiro vai voltar a disputar a Copa Sul-Minas?

O Cruzeiro iniciou o planejamento para a próxima temporada, uma vez que alcançou todos os objetivos neste ano. A equipe estrelada, aliás, ficou conhecendo o novo formato para o Campeonato Mineiro de 2023, revelado pela FMF no início desta semana. 

Durante o evento de anúncio da competição estadual, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, contou que há um projeto para que a Copa Sul-Minas volte a ser disputada a partir de 2024. A entidade está em conversa com os clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para organizar o calendário. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já teria dado o aval para reativar o torneio entre os estados. Vale lembrar que a Copa Sul-Minas aconteceu entre 1999 e 2002. O Cruzeiro, como de costume, sagrou-se campeão em duas edições do campeonato.

O calendário do Cruzeiro nos próximos anos

Fato é que a redução das datas do Campeonato Mineiro em 2023, que passou de 14 para 12 dias de jogos, é um adiantamento para adaptar o calendário para a próxima temporada, quando se espera a volta da Copa Sul-Minas. 

“Qual é a ideia: enxugar um pouco o Campeonato Mineiro para que os clubes tenham menos jogos, com mais competitividade. Em paralelo, há um projeto de Minas Gerais com outros estados de fazermos além do fortalecimento dos estaduais, um torneio regional que está trabalhando para que aconteça já em 2024”, explicou Adriano Aro. 

O presidente da FMF revelou ainda que a ideia é encaixar a Copa Sul-Minas no calendário da CBF. “Seria um torneio entre Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a ser realizado logo após os Estaduais. A ideia é encaixar no calendário nacional”, disse.

Aro destacou ainda que Minas saiu na frente ao trazer um formato reduzido para o estadual já em 2023. “Existem já diálogos com a CBF. Então, esses estados querem num primeiro momento fortalecer o seu estado e no segundo momento, conseguir as datas para fazer o torneio regional. Nesse sentido, Minas já está saindo na frente”, adiantou.

“Minas está fazendo o dever de casa e já para 2023 começará a testar a nova fórmula. Queremos testar em 2023 para que se ela de fato der certo, possa ser aplicada de 2024 em diante sem nenhum trauma para as equipes envolvidas”, concluiu o presidente da FMF.

Comentários estão fechados.