Campeonato Mineiro: Confira todos os detalhes do novo formato do estadual

Tem novidade no Campeonato Mineiro! O ano que vem será de profundas mudanças no torneio estadual. Os 12 times do Módulo I, por exemplo, vão disputar a competição divididos em três grupos com quatro participantes na fase classificatória. 

Seguindo o modelo com Campeonato Paulista, as equipes mineiras enfrentarão apenas os adversários dos outros grupos. Este formado, inclusive, será mantido por, pelo menos, dois anos. Confira os grupos da fase inicial do torneio estadual.

  • Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga

O Campeonato Mineiro terá início em 21 de janeiro e, pela primeira vez na história, contará com o recurso do VAR em todas as partidas da competição. Outra novidade, as semifinais e a grande decisão serão disputadas em duelos de ida e volta. 

Como de costume, nas fases eliminatórias, isto é, após a chave de grupos, o time de melhor campanha na fase inicial terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O anúncio foi feito pela Federação Mineira de Futebol nesta segunda-feira (24).

Outras novidades do Campeonato Mineiro

Vale destacar ainda a mudança na parte inferior da tabela. Ao todo, dois times serão rebaixados ao Módulo 2 do Mineiro. O descenso será decidido em um triangular disputado pelos três times de pior campanha na fase inicial. 

O Troféu Inconfidência segue mantido e será disputado em semifinal e final entre quarto e oitavo colocados gerais da primeira fase de grupos. Destaque para os novatos no torneio: Ipatinga e Democrata SL, que subiram do Módulo 2. 

Por fim, é importante destacar que os clubes terão até 20 de dezembro para deixarem o gramado em bom estado. Após o prazo, a FMF assumirá as mudanças por meio de uma empresa contratada. 

Comentários estão fechados.