Cruzeiro dá exemplo e faz grande clube carioca pensar sobre SAF no futuro
A gestão Ronaldo à frente do Cruzeiro salvou o clube do pior. Prestes a ir ao fundo do poço – alguns defendem que o clube realmente chegou lá – o Fenômeno apareceu no momento certo. Ao comprar a SAF, ele fez uma revolução na maneira de gerir a equipe celeste, que vem colhendo excelentes frutos em pouco tempo.
O sucesso da SAF no time estrelado atraiu os olhos de outros clubes brasileiros. O presidente do Sport, Yuri Romão, por exemplo, manifestou interesse no modelo. No dia 08 deste mês, para a Rádio Itatiaia, ele revelou a intenção em conversar com Ronaldo e conhecer a gestão cruzeirense.
“Eu quero conhecer, ao final do campeonato, a SAF do do Cruzeiro, quero conhecer a SAF do Botafogo, quero conhecer a do Vasco. A gente quer fazer um um um apanhado de tudo que foi feito nos clubes, juntamente com as consultorias que nós contratamos, e ver o que que é melhor para o Sport”, detalhou Romão.
O Flamengo vai copiar o Cruzeiro e virar SAF?
Em entrevista ao podcast Charla, na última quinta-feira (19), o ex-vice de finanças do Flamengo, Claudio Pracownik, explicou a posição do clube sobre esse assunto. Segundo informou, o Rubronegro precisa de uma gestão profissional, o que não significa que precisa virar SAF agora. Ele comparou com os grandes clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, que não são SAF, mas têm gestões profissionais.
“O Flamengo não precisa ser SAF agora. O que nenhum clube vai poder presindir é de uma gestão profissional. Real Madrid e Barcelona não são SAF, mas têm uma gestão profissional. O clube que não adotar uma gestão profissional vai morrer, acabar, atesto isso para vocês. Esse modelo antigo acabou”, disse.
“Digamos que o Flamengo resolve que vai vender 20 ou 30% do clube. Ao fazer uma SAF deu mais um passo para penenizar a governança dentro do clube. Se ele vai trazer um investidor para dentro do clube, quem detém 80% vai ter que aderir a princípios de governança e vai ficar melhor ainda. A associação vai ter que se profissionalizar também”, completou Claudio.
Comentários estão fechados.