5 craques que foram revelados no Cruzeiro e agora brilham no futebol mundial

Cruzeiro é conhecido por ter uma categoria da base que revela muitos nomes ao futebol mundial. Dentre os que mais brilharam na Europa, temos o maior atacante de todos os tempos, Ronaldo, que surgiu no clube no começo dos anos 90. Além dele, Maxwell, Maicon, Gomes, Piazza, entre outros craques brilharam com a camisa estrelada e depois em grandes clubes no Velho Continente.

Com a situação financeira que passa atualmente,  o clube busca investir cada vez mais na base e receber o retorno em grandes vendas ao mercado da Europa. A última joia revelada pelo clube foi o atacante Vitor Roque, que saiu para o Athletico-PR por R$ 24 milhões, valor de sua multa rescisória.

Dito isso, confira cinco atletas que são cria da base que fazem sucesso na Europa:

Thiago – Ludogorets-BUL

O centroavante de 21 anos ficou no clube durante os anos mais difíceis, entre 2020 e 2022, ao ser vendido para a equipe Búlgara por R$ 3,2 milhões. Em 2020, mesmo criticado, Thiago fez um gol contra o Atlético. Além deste, foi o autor do gol que matematicamente manteve o Cruzeiro na Série B de 2021. 

Pela Raposa, fez 73 jogos e 10 gols marcados.

Vitinho – Burnley – ING

O lateral-direito Vitinho é mais um formado na Toca que brilha no futebol do exterior. Em 2018, acertou com o Cercle Brugge, da Bélgica. Entretanto, a lenda do futebol Belga e do Manchester City Vicent Kompany, pediu sua contratação para a equipe inglesa, em julho deste ano, com somente 23 anos.

Allano – Santa Clara-POR

O atacante de 27 anos estreou pela equipe profissional em 2015, entrando como substituto de Willian, em duelo contra o Flamengo, onde a equipe de Minas saiu vencedora por 1 a 0.  Não foi muito utilizado e em 2017 saiu do clube.  Allano também atuou no futebol turco, pelo Bursaspor. Hoje em dia, está no Santa Clara, de Portugal, que também conta com Bruno  Vincintin, ex-dirigente da Raposa.

Vitor Eudes – Marítimo-POR

O goleiro de 23 anos atua pelo Marítmo, de Portugal, desde julho de 2021. Jogou apenas duas partidas pelo Cabuloso, em duelos contra o Patrocinense, pelo  Campeonato Mineiro de 2020,  e contra o Náutico, também no mesmo ano.

O jogador é natural de Belo Horizonte e foi contratado na várzea, defendendo o Contagem-MG.

Adriano – Santa Clara-POR

Companheiro de Allano, Adriano é outro ex-cruzeirense que defende o clube português. Começou no profissional em 2019, no ano do rebaixamento. Virou titular absoluto em 2020, mas foi oscilando e alternando entre titular e reserva. 

Permaneceu nos elencos de 2020 e 2021, sendo um dos melhores jogadores do clube até a sua saída, em agosto deste ano. 

Com a chegada de Paulo Pezzolano em 2022, Adriano voltou a atuar com frequência, mas foi vendido ao clube de Portugal. Em 35 partidas pela Raposa, o volante de 22 anos marcou dois gols.  

Comentários estão fechados.