Ronaldo: Vanderlei Luxemburgo perde a paciência e solta o verbo contra dono do Cruzeiro
Vanderlei Luxemburgo afirmou que foi traído pelo Cruzeiro e por Ronaldo. Contratado em agosto de 2021 para livrar o time do rebaixamento à Série C, o treinador, de certo modo, teve sucesso na missão. Em 26 de novembro do dito ano, o clube estrelado, sob o comando do presidente Sérgio Santos Rodrigues, renovou contrato com o técnico até o final de 2023.
Contudo, meses depois do anúncio da renovação, uma reviravolta aconteceu nos bastidores do Cruzeiro. Ronaldo se tornou sócio majoritário da SAF da Raposa, ao comprar 90% das ações do clube. Uma das primeiras medidas do gestor foi desligar Luxemburgo.
No processo de reconstrução do Cruzeiro, Ronaldo optou por dispensar o treinador e adotar uma comissão técnica mais em conta, além de trazer um comandante com o estilo de jogo que desejava para o clube. O Fenômeno trouxe o até então desconhecido Paulo Pezzolano.
Luxemburgo, porém, não poupou palavras e disparou contra Ronaldo, mas garantiu que era um direto do gestor. “Fui traído no futebol e na política. Tinha o pensamento de resgatar o Cruzeiro. Veio o Ronaldo e ele optou por outra situação. É um direito que ele tem”, disse.
O feito de Pezzolano à frente do Cruzeiro
Se, em um primeiro momento, o torcedor celeste pode ter olhado com desconfiança para Pezzolano, não demorou muito para o uruguaio cair nas graças da torcida. O comandante conseguiu devolver o clube à elite do futebol brasileiro após três anos sofríveis.
Com contrato renovado até o final da próxima temporada, a expectativa é de que Pezzolano possa fazer um bom trabalho na Série A do Brasileirão. O treinador já deixou claro que não pretende romper o atual vínculo com a equipe estrelada.
Vanderlei Luxemburgo, porém, desde que deixou o Cruzeiro não assumiu outro clube. Ele chegou a ser cogitado no Santos, mas teve seu nome vetado pelo Comitê de Gestão do clube, após a demissão de Lisca. Esta seria a quinta passagem do treinador na Vila Belmiro.
Os planos de Luxemburgo, aliás, iam além do campo. Ele esperava comandar a equipe até o final do ano que vem e, em seguida, virar coordenador técnico, repetindo Luiz Felipe Scolari no Athletico-PR. “Dei uma parada. Talvez até volte. Experiência é experiência. O cara experiente não pode ser confundido com o ultrapassado”, finalizou Luxemburgo.