Este é o motivo pelo qual o Cruzeiro é o melhor time da Série B 2022
A campanha quase perfeita do Cruzeiro na Série B passa por diversos fatores. Porém, um dos principais é a forte defesa montada por Paulo Pezzolano. A equipe não levou gols na vitória por 2 a 0 contra o CRB, em Maceió, e ainda se mantém como a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 16 gols.
Foi a 16ª vez que isso ocorreu, em 30 jogos. Ou seja, o time não é vazado em metade das partidas que disputa. O ataque também é mortal: são 41 gols marcados, maior marca da competição.
Rafael Cabral, destaque e titular em todas as partidas no campeonato, lidera as estatísticas não só da Série B, mas também da Série A. É o goleiro que possui mais jogos sem sofrer gol entre as duas competições. O técnico Paulo Pezzolano não poupou palavras e elogiou o jogador.
“É um grande trabalho de Rafael Cabral e da defesa. Por um momento, não nos encontramos, mas às vezes também precisamos de sorte. Eles erraram um pênalti e perderam gols, mas aí entra a virtude de Rafael, mas aí entra o trabalho e a dedicação que colocam todos os dias”, elogiou.
Quando perguntado sobre a marca, o goleiro recuou, e dividiu o mérito com os companheiros, elogiando a garra, raça e noção tática que possuem.
“Você vê o tanto que eles (jogadores) estão correndo, se dedicando, dando voadora para chegar na bola. Isso é contagiante, mesmo assim, só me motiva no gol. Minha função é essa, estou ali no gol para ajudar, trabalhar, para quando a bola vir eu fazer a defesa”, disse.
Revolução defensiva
Pezzolano revolucionou o futebol do Cruzeiro. Nas últimas duas edições da Série B, a defesa era um problema. Em 2020, tomou 32 gols. Em 2021, houve uma piora: concederam 44 vezes.