FIFA rejeita recurso e Chile fica de fora da Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo do Catar bate à porta dos amantes do futebol. O torneio terá início em 20 de novembro, na partida entre os donos da casa e o Equador. Contudo, ainda que difícil seja, o adversário do Catar na estreia pode ser outro. Isso porque a Seleção Equatoriana ainda pode ficar fora do torneio. Mas, como dito, isso não deve acontecer. 

A Comissão de Apelação da Fifa ratificou o parecer da investigação sobre a possível escalação irregular do jogador Bryon Castillo pelo Equador, após recurso apresentado pelas federações do Chile e do Peru, e manteve os equatorianos na Copa do Mundo de 2022.

A Fifa havia decidido em julho a favor do Equador, mas Chile e Peru, inconformados com a não participação no Mundial, apresentaram um recurso, que foi negado nesta sexta-feira. “A Comissão de Apelação ratificou a decisão da Comissão Disciplinar de encerrar a investigação do caso iniciado contra a FEF (Federação Equatoriana de Futebol)”, diz a Fifa. 

Entenda o caso de Bryon Castillo

Chile e Peru afirmam, no documento apresentado à entidade, que o atleta não poderia ser escalado pelo Equador, uma vez que Bryon Castillo, de acordo com as federações dos países, teria nacionalidade apenas colombiana. A Fifa, por sua vez, não acatou o pedido.

“Sobre a base da documentação recebida, entre outras considerações, estimou-se que o jogador deve ser considerado portador da nacionalidade equatoriana”, acrescentou a nota. Vale destacar, no entanto, que a decisão está sujeita a um possível recurso. 

Ao certo, o Chile buscará sua última tentativa junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). O secretário geral da Federação Chilena, Jorge Yunge, aliás, classificou a decisão da Fifa como pouco confiável. “É um dia obscuro para o futebol e para a credibilidade do sistema”, disse.

O presidente da Federação Equatoriana de Futebol, minutos depois da Fifa anunciar sua decisão, usou o Twitter para afirmar que a ‘justiça esportiva’ foi feita. “Sempre soubemos que estávamos do lado certo, vamos Equador!”, acrescentou o dirigente

O Brasil na Copa do Mundo

O Brasil está no grupo G do Mundial do Catar, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Confira as datas, horários e estádios das partidas.

  • 16h Brasil x Sérvia (24/11, quinta-feira), no Lusail Stadium
  • 13h Brasil x Suíça (28/11, segunda-feira), Stadium 974 (Porto de Doha)
  • 16h Camarões x Brasil (2/12, sexta-feira), Lusail Stadium
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.