É por este motivo que o Cruzeiro é o maior time da história da Copa do Brasil
A tradição do Cruzeiro no futebol é imensa. Certamente, o clube estrelado figura na lista dos maiores times do país. Na Copa do Brasil, por exemplo, a Raposa é imensurável. Recordista de títulos do torneio mata-mata, a equipe celeste não será alcançada pelos rivais neste ano.
Em favor da verdade, apesar de ser o clube com mais taças da Copa do Brasil, o Grêmio é o time com maior número de finais. O Imortal chegou à decisão em nove oportunidades, venceu cinco. O Cruzeiro, por sua vez, disputou oito vezes o título, venceu seis.
Deve-se ressaltar ainda que as conquistas do Cruzeiro foram sobre gigantes nacionais. O caso dos dois títulos em cima do Flamengo. O primeiro deles em 2003, com um show de Alex, o Talento Azul na finalíssima, com direito a gol de letra em pleno Maracanã lotado.
A segunda taça diante do rubro-negro carioca veio em 2017, sob o comando de Mano Menezes, hoje no Internacional. Aquela decisão ficou marcada pelo pênalti defendido por Fábio, eterno ídolo da Raposa, em cobrança desperdiçada por Diego.
Relembre os outros títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil
Além disso, em um passado não tão distante, o Cruzeiro consagrou-se campeão da Copa do Brasil em uma final contra o Corinthians. O ano era 2018 e até hoje o Timão tem pesadelos com Arrascaeta, que marcou um gol de placa no jogo da volta, em São Paulo.
O Cruzeiro conquistou ainda a taça diante do São Paulo, nos anos 2000, com um gol de falta inesperado nos minutos finais da partida. Aquela foi a chance do Tricolor Paulista ter um título da Copa do Brasil, que não veio até hoje.
Em 1993, a vítima do Cruzeiro foi o Grêmio, segundo maior vencedor do torneio mata-mata. O primeiro jogo daquela decisão, realizado no saudoso estádio do Olímpico, terminou em um empate sem gols. No duelo de volta, no Mineirão, a Raposa venceu por 2 a 1.
Por fim, para fechar a numerosa conta de títulos do Cruzeiro, teve a conquista em cima do Palmeiras, no ano de 1996. Com uma grande atuação do arqueiro Dida, o clube estrelado levantou o caneco em pleno Parque Antártica, após a vitória por 2 a 1.