Atlético-MG tenta reconhecer título mas é ignorado pela CBF e vira motivo de piada
E deu ruim para o Galo! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não respondeu ao pedido do Atlético de reconhecer e validar o “Brasileirão” de 1937 como título oficial do clube, o que acabou irritando os mineiros. A solicitação foi enviada em fevereiro e até hoje não obtiveram resposta da CBF.
Após conquistar o Campeonato Brasileiro de 2021, o Atlético enviou um dossiê e pediu que a CBF validasse a Copa dos Campeões de 1937 como um Campeonato Brasileiro.
Visão do Atlético e posicionamento da CBF
O pedido, que foi enviado no começo do ano, sequer foi respondido, e nem comentado até hoje. O clube mineiro entende que a conquista possui suma importância no cenário nacional, além do que ela já valia no final dos anos 30, quando foi conquistada, de fato.
A demora pela resposta e a indiferença da entidade está irritando o clube, segundo o site da GOAL.
A competição já foi reconhecida em veículos de comunicação de diversos estados brasileiros, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.
Caso a conquista de quase 100 anos atrás fosse aprovada, o Galo se tornaria tricampeão brasileiro. Desta forma, seriam campeões brasileiros de 1937, 1971 e 2021.
Sérgio Coelho, presidente do Atlético, visitou o mandatário da CBF, Eduardo Rodrigues, mas o funcionário sequer demonstrou alguma posição referente ao pedido, ignorando o presidente. Com a confiança de que o título poderia ser reconhecido, o clube não mediu esforços e fez de tudo para acelerar o processo. Porém, nenhum esforço foi útil.
Outros reconhecimentos da CBF
Em 2010, a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais.